Brumadinho: uma tragédia de todos nós

31 de janeiro de 2019

No último dia 25, por volta das 13 horas, em Brumadinho (Grande BH), uma barragem da mineradora Vale rompeu-se e um mar de lama com rejeitos de minério de ferro devastou uma área de pelo menos 270 hectares, provocando a pior tragédia ambiental do Brasil, matando centenas de pessoas e animais.

 

Imediatamente após tomar conhecimento do rompimento, o governador Romeu Zema instalou um gabinete de crise com participação das equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e outros órgãos estaduais.

 

 

No mesmo dia, o Governo do Estado obteve, por via judicial, o bloqueio de mais de um bilhão de reais da Vale para imediato e efetivo amparo às vítimas e a redução das consequências do impacto.

 

Dia seguinte (26/1), Romeu Zema sobrevoou toda a região atingida ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Em seguida decretou calamidade pública na cidade de Brumadinho, com o objetivo de agilizar o recebimento de recursos federais e estaduais, além de possibilitar a mobilização de órgãos estaduais e a convocação de voluntários para reforçar as ações da Defesa Civil.

 

 

No domingo, 27, o governador visitou e acompanhou o atendimento às vítimas no pronto-socorro do Hospital João XXIII e ofereceu todo apoio aos profissionais de saúde. Zema também reservou leitos em hospitais para as vítimas.

 

 

Dia 28, sob o comando do coronel Golan Vach, chegou a Brumadinho uma tropa com 130 militares das Forças de Defesa de Israel, trazendo tecnologia avançada de resgate, cães, câmeras, drones e máquinas hidráulicas para, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e as forças de segurança de Minas Gerais e de outros estados, auxiliarem nas buscas por pessoas desaparecidas.

 

 

 

Governos estadual e federal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e outros órgãos fundamentais para salvar vidas, além da equipe de militares vinda de Israel, que até quinta-feira (31) permaneceu no Brasil ajudando o governo de Minas, têm atuado conjunta e incessantemente para localizar e resgatar o maior número de pessoas possível.

 

Nesta quinta, dia 31, a Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais determinou a eliminação de 50 barragens como as de Brumadinho e Mariana

 

A Defesa Civil confirma até agora 110 mortos, 192 resgatados e 238 desaparecidos.

 

Os que sofrem pela perda de parentes, pelas perdas materiais e os que estão na angústia e na expectativa da localização de desaparecidos, estão recebendo toda assistência possível do governo de Minas, na tentativa de amenizar a dor que estão vivendo neste momento.

 

A solidariedade recebida de todo Brasil para Brumadinho nos traz a certeza de que o país está unido e apoiando todo trabalho da equipe de resgate que não descansa e está mobilizada desde o rompimento da barragem.

 

 

 

O governador de Minas Gerais agiu imediatamente após a notícia do rompimento da barragem e conta com uma equipe atuante em todas as esferas para que a missão de resgate seja integralmente cumprida.

 

Imagens: Gil Leonardi / Imprensa MG, Fabio Cavalcanti Ferreira, Washington Alves / Reuters, reprodução do Instagram de Romeu Zema e das Forças de Defesa de Israel

 

Receba nossas

novidades por

email!