BANCADA DO NOVO RS QUER GARANTIR CONGELAMENTO DE DESPESAS PREVISTO NA LEI DE SOCORRO AOS ESTADOS

24 de junho de 2020

A Bancada do NOVO no RS protocolou emenda ao projeto que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, para garantir o congelamento de despesas que está previsto na lei federal de socorro aos estados. Os deputados Giuseppe Riesgo e Fabio Ostermann  querem que a LDO limite, de forma expressa, reajustes em despesas com pessoal para todos os Poderes e órgãos do Estado.

Conforme Riesgo, essa adequação no texto legislativo, já protocolado no Parlamento gaúcho pelo Governo do Estado, atende à Lei Federal Complementar 173/2020, que permitiu o socorro de R$ 60 bilhões da União aos estados e municípios. “Todos os órgãos e Poderes do Rio Grande do Sul precisam compartilhar desse momento crítico nas contas públicas. Buscamos que a LDO preveja essas limitações orçamentárias de forma realista”, pontuou o parlamentar.

Giuseppe Riesgo ainda aponta que a situação de calamidade na situação fiscal vem sendo agravada com a projeção de rombos na arrecadação devido aos efeitos econômicos da pandemia. “Assembleia deve zelar pela responsabilidade fiscal. Nossa Bancada está preocupada que a crise possa servir de justificativa para aumento de impostos no futuro.”

#NOVOnaPrática

Foto: Maurício Tomedi / ALRS

Receba nossas

novidades por

email!