Bancada do NOVO cobra informações da CVM quanto às negociações de opções de venda de ações da Petrobrás

5 de março de 2021

Os deputados federais do partido NOVO protocolaram requerimento de informações junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para que a autarquia preste esclarecimentos à Câmara dos Deputados quanto às negociações de opções de venda de ações da Petrobras. Para a bancada do NOVO, este tipo de ação coloca em xeque a credibilidade do sistema monetário, além de gerar prejuízos para os investidores, para a sociedade e para o País.

No requerimento de informações, a bancada do NOVO questiona quais atitudes a CVM está adotando para apurar as notícias publicadas pela imprensa que sugerem insider trading com ações da Petrobras, ou seja, a negociação de títulos financeiros da estatal por pessoas que possuem informações privilegiadas. A prática é considerada ilegal e afeta a confiança dos investidores. 

Dados da reportagem apontam que, no dia em que o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou que algo diferente aconteceria na Petrobras, houve uma operação inédita,  na Bolsa de Valores — cerca de uma hora e meia antes da fala do presidente —  com a compra de quatro milhões de opções de venda das ações da empresa.

Diante das graves denúncias, a bancada do NOVO questiona a CVM quanto às operações atípicas, com indício de uso de informação privilegiada, na compra e venda de ativos financeiros relacionados à Petrobras, entre os dias 18 e 19 de fevereiro de 2021 e entre os dias 11 e 12 de abril de 2019, data na qual houve o anúncio da desistência, por parte da empresa, de elevação do preço do diesel vendido às refinarias. 

O líder da bancada do NOVO, deputado Vinicius Poit (NOVO/SP) afirma que as denúncias são muito graves e afetam a credibilidade do Brasil. “É urgente investigar o que de fato aconteceu para resgatarmos a confiança dos investidores e darmos uma resposta aos brasileiros que não toleram mais atos de corrupção”, afirma. 

Informações: NOVO na Câmara

Foto: Reuters

Receba nossas

novidades por

email!