Aprovado o relatório da Subcomissão da Reforma Tributária apresentado por Giuseppe Riesgo

18 de setembro de 2020

O relatório final da Subcomissão da Reforma Tributária, produzido pelo deputado Giuseppe Riesgo (NOVO), foi aprovado nesta quarta-feira (16/09) na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa. Após ouvir dezenas de entidades e analisar os impactos de todos os projetos encaminhados pelo governo, Riesgo concluiu que a reforma é a consolidação do aumento de impostos no Rio Grande do Sul. 

Com mais de 300 páginas, o relatório foi aprovado por unanimidade pelos deputados. O texto é a conclusão dos trabalhos da Subcomissão que realizou dez reuniões, dois painéis e uma audiência pública, em pouco mais de dois meses. 

No documento, Riesgo sustentou que, depois de quatro anos de majoração nas alíquotas modais de ICMS, o objetivo do governo é, principalmente, não perder essa arrecadação, ao invés de simplificar e melhorar de fato o sistema tributário gaúcho.

O deputado do NOVO ainda considerou que, como toda a discussão está sendo feita sobre uma carga tributária que foi temporariamente elevada e que deveria reduzir, o governo perde a credibilidade para discutir simplificação, redistribuição da carga tributária, justiça tributária e redução da cumulatividade. 

“Nesse contexto, mostra-se a necessidade da criação de mecanismos mais efetivos no controle no gasto público, pois o que tem acontecido é que as despesas seguem crescendo além das receitas e a sociedade acaba sendo onerada através de aumentos da carga tributária”, afirmou.

Além de apontar fragilidades nos projetos do governo, Giuseppe Riesgo enumera no relatório algumas sugestões no encaminhamento do pacote de projetos na Assembleia Legislativa: a retirada do regime de urgência, para um debate mais apropriado; a instituição de uma “trava” para barrar o aumento na carga tributária; e a retirada de itens da substituição tributária na reforma. 

#NOVOnaPrática

Receba nossas

novidades por

email!