Alexandre Freitas protocola projeto para aumentar a segurança no RJ

17 de junho de 2019

O Rio de Janeiro é um dos estados mais violentos do país. Conhecer os riscos das áreas locais por onde se circula é uma medida preventiva necessária muito eficaz para a proteção e transparência da atuação policial.

 

Pensando nisso, o deputado estadual Alexandre Freitas (NOVO RJ), protocolou o Projeto de Lei nº 722/2019 que propõe a classificação de áreas de risco em zonas verde, amarela e vermelha, conforme relatórios de serviços de inteligência.

 

 

A proposição busca garantir os direitos fundamentais dos agentes de segurança pública e dos moradores de regiões conflagradas, submetidas diariamente a cenários de guerra e a todas as mazelas decorrentes do confronto armado que assola o Estado do Rio de Janeiro.

 

A falta de clareza e objetividade na informação acerca das áreas do Estado que se encontram sob domínio ou influência direta de grupos criminosos, armados ou não, impede a otimização de recursos públicos, financeiros e humanos, no trato da segurança pública, submetendo os cidadãos domiciliados nas regiões dominadas à insegurança, incerteza e medo permanentes.

 

O projeto também prevê o uso de equipamentos táticos de acordo com os riscos inerentes de cada área. O objetivo é dar maior proteção ao policial e garantir o sucesso das operações. Segundo a proposta, o planejamento estratégico deve ser registrado antes da operação, com áudio e vídeo das ações policiais nas áreas de maior risco. Esta medida  tornará as condutas auditáveis ao mesmo tempo que protege o morador da zona de risco.

 

Mais segurança, transparência e eficiência para as operações policiais é essencial para o avanço nas pautas de segurança pública.

 

Um NOVO Brasil já começou

 
 

Foto: Josi Gonçalves/Ponte Jornalismo

 

Receba nossas

novidades por

email!