Adriano Silva sanciona projeto que moderniza legislação para chegada do 5G em Joinville

12 de abril de 2022

O prefeito do NOVO em Joinville Adriano Silva, sancionou, na manhã desta segunda-feira (11), a Lei Complementar que regulamenta a implantação da tecnologia 5G em Joinville. A cidade agora está preparada para receber investimentos nesta nova tecnologia e possui a legislação sobre o 5G mais moderna do País.

Por determinação do Governo Federal, a tecnologia 5G será implantada primeiro nas capitais brasileiras. Mas o prefeito Adriano Silva explica que a Prefeitura está trabalhando para que Joinville esteja na vanguarda dos investimentos nessa área.

Em 2021, o vereador do NOVO em Joinville, Alisson Julio, entregou um Projeto de Lei que permitia a instalação de redes 5G na cidade diretamente a Adriano Silva, em vez de protocolá-lo na Câmara de Vereadores. O objetivo era ter uma proposta mais abrangente, que permitisse ao Executivo complementar onde o Legislativo não pode atuar por limitações constitucionais.

Com base na proposta de Alisson, a Prefeitura encaminhou o projeto de lei complementar 57/2021 ao legislativo municipal, que foi aprovado nas comissões e em plenário e agora sancionado pela prefeitura.

“É uma das melhores leis já montadas e faz com que Joinville esteja preparada para receber investimentos privados do 5G. É fundamental que isso tenha ocorrido para que as empresas que estão fazendo o planejamento dos investimentos em 5G entendam que Joinville está pronta” – Adriano Silva

A rede 5G é 12 vezes mais rápida que a 4G e se tornou fundamental na adoção de novas tecnologias, como os carros inteligentes. Ao adequar a legislação para receber investimentos neste segmento, Joinville sai na frente em conectividade e competitividade.

“Estamos largando na frente. Joinville é uma das primeiras cidades do Brasil a ter este ambiente pronto para a instalação” – Alisson Julio

Imagem: PMJoinville/noticias

Receba nossas

novidades por

email!