Brumadinho: uma tragédia de todos nós

31 de janeiro de 2019

No último dia 25, por volta das 13 horas, em Brumadinho (Grande BH), uma barragem da mineradora Vale rompeu-se e um mar de lama com rejeitos de minério de ferro devastou uma área de pelo menos 270 hectares, provocando a pior tragédia ambiental do Brasil, matando centenas de pessoas e animais.

 

Imediatamente após tomar conhecimento do rompimento, o governador Romeu Zema instalou um gabinete de crise com participação das equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e outros órgãos estaduais.

 

 

No mesmo dia, o Governo do Estado obteve, por via judicial, o bloqueio de mais de um bilhão de reais da Vale para imediato e efetivo amparo às vítimas e a redução das consequências do impacto.

 

Dia seguinte (26/1), Romeu Zema sobrevoou toda a região atingida ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Em seguida decretou calamidade pública na cidade de Brumadinho, com o objetivo de agilizar o recebimento de recursos federais e estaduais, além de possibilitar a mobilização de órgãos estaduais e a convocação de voluntários para reforçar as ações da Defesa Civil.

 

 

No domingo, 27, o governador visitou e acompanhou o atendimento às vítimas no pronto-socorro do Hospital João XXIII e ofereceu todo apoio aos profissionais de saúde. Zema também reservou leitos em hospitais para as vítimas.

 

 

Dia 28, sob o comando do coronel Golan Vach, chegou a Brumadinho uma tropa com 130 militares das Forças de Defesa de Israel, trazendo tecnologia avançada de resgate, cães, câmeras, drones e máquinas hidráulicas para, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e as forças de segurança de Minas Gerais e de outros estados, auxiliarem nas buscas por pessoas desaparecidas.

 

 

 

Governos estadual e federal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e outros órgãos fundamentais para salvar vidas, além da equipe de militares vinda de Israel, que até quinta-feira (31) permaneceu no Brasil ajudando o governo de Minas, têm atuado conjunta e incessantemente para localizar e resgatar o maior número de pessoas possível.

 

Nesta quinta, dia 31, a Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais determinou a eliminação de 50 barragens como as de Brumadinho e Mariana

 

A Defesa Civil confirma até agora 110 mortos, 192 resgatados e 238 desaparecidos.

 

Os que sofrem pela perda de parentes, pelas perdas materiais e os que estão na angústia e na expectativa da localização de desaparecidos, estão recebendo toda assistência possível do governo de Minas, na tentativa de amenizar a dor que estão vivendo neste momento.

 

A solidariedade recebida de todo Brasil para Brumadinho nos traz a certeza de que o país está unido e apoiando todo trabalho da equipe de resgate que não descansa e está mobilizada desde o rompimento da barragem.

 

 

 

O governador de Minas Gerais agiu imediatamente após a notícia do rompimento da barragem e conta com uma equipe atuante em todas as esferas para que a missão de resgate seja integralmente cumprida.

 

Imagens: Gil Leonardi / Imprensa MG, Fabio Cavalcanti Ferreira, Washington Alves / Reuters, reprodução do Instagram de Romeu Zema e das Forças de Defesa de Israel

 

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]