Esquerdistas Expulsam Jeffrey Chiquini, Rodrigo Marcial e Guilherme Kilter da UFPR e Palestra sobre Abusos do STF é Cancelada

Antes que a palestra sobre o autoritarismo do STF pudesse começar na UFPR, militantes de esquerda agrediram Jeffrey Chiquini e Guilherme Kilter, que seriam palestrantes no evento (créditos: reprodução).
Antes que a palestra sobre o autoritarismo do STF pudesse começar na UFPR, militantes de esquerda agrediram Jeffrey Chiquini e Guilherme Kilter, que seriam palestrantes no evento (créditos: reprodução).
10 de setembro de 2025

Palestra sobre abusos do STF é cancelada após agressões de esquerdistas: os representantes do NOVO, o advogado Jeffrey Chiquini e, os vereadores de Curitiba, Guilherme Kilter e Rodrigo Marcial, entre outros, foram hostilizados ao tentar realizar o evento na UFPR.

As agressões aconteceram na noite desta terça-feira (10) no Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná, onde o evento iria acontecer.

Chiquini e Kilter foram convidados por estudantes da faculdade de direito para realizar a palestra, que foi inviabilizada por militantes de esquerda.

A jurista e comentarista política da Gazeta do Povo, Anne Dias, tinha o objetivo de acompanhar o evento. Ex-aluna do curso de direito da UFPR, ela reforçou que os militantes agrediram os participantes do evento.

“Foi horrível. Uma pessoa teve o celular furtado durante a manifestação. Bateram nas pessoas, derrubaram um professor. Fomos hostilizados, chamados de fascistas e não conseguimos fazer o evento. É um grande absurdo que isso ocorra em uma universidade pública e de direito”, destacou.

Esquerdistas agridem Chiquini e Kilter, PM reage e palestra na UFPR é cancelada

Os militantes de esquerda já ocupavam o local quando Chiquini e Kilter chegaram no Prédio Histórico, impedindo a entrada no Salão Nobre, onde a palestra ocorreria. Os dois e os demais integrantes da palestra foram agredidos com tapas e empurrões.

“Fomos até o corredor, mas começaram a nos ameaçar com porretes. Nos trancaram na sala dos professores por segurança. A gente esperou baixar o clima, a Polícia Militar chegou com reforço da tropa de choque e começou a esvaziar o prédio”, relatou Kilter.

Eles destacam que, em seguida, foram seguidos pelos militantes. O vereador aponta que claramente boa parte dos esquerdistas nem eram alunos da instituição.

“A gente conseguiu sair pelos fundos. A tropa de choque já estava na frente, fazendo um cerco. Teve bomba de efeito moral”, relatou.

Durante uma live no Instagram, Chiquini apontou a clara contradição de tentar fazer uma palestra denunciando os abusos do judiciário e ser atacado brutalmente por aqueles que se dizem ser tolerantes.

“Fui convidado a palestrar sobre Estado Democrático de Direito pelo curso de direito e eu apanhei de tudo quanto é lado. Estou sendo expulso por cerca de 500 pessoas”, afirmou. Na sequência, a PM entrou em ação e o evento foi cancelado.

O jurista rebateu as ofensas dos agressores de esquerda, que gritavam “recua, fascista, recua”. Chiquini rebateu: “O Brasil não é de vocês, comunistas. Vocês viraram marionete de um sistema corrupto. Seus bandidos”, disse o advogado.

Rodrigo Marcial é hostilizado e comenta ocorrido

O também vereador de Curitiba pelo NOVO, Rodrigo Marcial compareceu ao evento para atuar como mediador da palestra.

Porém, os militantes agrediram ele com socos, pontapés e tentaram furtar o celular dele enquanto ele buscava liberar passagem para que Chiquini e Kilter pudessem passar.

Marcial ressaltou que a Universidade, que deveria ser um espaço de debate respeitoso, se transformou em um local de violência e intimidação, inviabilizando a convivência democrática.

“As federais estão completamente sequestradas pela militância de esquerda. Na minha época já era assim, mas hoje piorou muito. É muito triste saber que nossos impostos estão financiando isso”, concluiu.

Clique aqui e confira: “Dossiê Alexandre de Moraes: Rodrigo Marcial Lança Ação que Reúne Todos os Abusos do Ministro do STF”!

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO