Bancada do NOVO lança a “Operação Quebra-Gaveta”, com projetos para acabar com a blindagem dos poderosos 

22 de agosto de 2025

A bancada do NOVO no Congresso Nacional apresentou a Operação Quebra-Gavetas, um conjunto de Projetos de Lei que visam reforçar os freios e contrapesos, ampliar a responsabilização de autoridades e proteger as garantias constitucionais.

As propostas são de autoria do líder do NOVO na Câmara, deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS), além dos deputados Gilson Marques (NOVO-SC), Adriana Ventura (NOVO-SP) e Luiz Lima (NOVO-RJ).

Segundo o partido, os projetos miram diretamente em práticas que têm comprometido o Estado de Direito e favorecido abusos institucionais.

“Nosso pacote deixa claro: ninguém está acima da lei. Ou respeitamos a Constituição, ou não temos democracia”, afirmou Marcel van Hattem.


PL 4001/2025: Fim do engavetamento de pedidos de impeachment no Senado

O primeiro projeto (PL 4001/2025) altera a Lei nº 1.079/1950 para agilizar o processo e julgamento de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes de responsabilidade.

A proposta estabelece prazos objetivos para que o Senado dê andamento a denúncias apoiadas por maioria absoluta de senadores ou deputados, evitando que pedidos de impeachment sejam engavetados indefinidamente pelo presidente da Casa.

Além disso, o texto tipifica como ato incompatível com o decoro parlamentar a omissão no cumprimento desses prazos, sujeitando os responsáveis a sanções que podem chegar à perda do mandato.


PL 4002/2025: Garantia de instalação de CPIs

Outro projeto (PL 4002/2025) modifica a Lei nº 1.579/1952, que regula as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

O texto obriga a instalação de CPIs dentro de prazos fixos após o preenchimento dos requisitos constitucionais, reduzindo a margem para manobras protelatórias e reforçando o direito das minorias parlamentares de investigar fatos de interesse público.


Objetivo da Operação Quebra-Gavetas

De acordo com Marcel van Hattem, o pacote de medidas busca: “blindar as instituições contra abusos de autoridade e resgatar o equilíbrio entre os Poderes, garantindo que nenhum agente público esteja acima da lei”

A bancada defende que os projetos tramitem com urgência no Congresso Nacional.

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO

NOVO entra com representação no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Lindbergh Farias por quebra de decoro parlamentar

O partido NOVO protocolou, nesta quinta-feira, uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). A ação foi motivada pela conduta do parlamentar ao apresentar notícia-crime à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra deputados de oposição que exerceram, de forma legítima e pacífica, o direito de obstrução parlamentar. Criminalização […]

NOVO na Câmara envia ofício a Haddad questionando o cumprimento da Lei Magnitsky pela Caixa e Banco do Brasil

Deputados do NOVO cobram transparência sobre bancos públicos O NOVO quer saber: os bancos públicos vão defender os interesses dos brasileiros ou dos poderosos? Para obter essa resposta, os deputados federais do NOVO protocolaram um requerimento de informações ao Ministério da Fazenda, questionando diretamente o ministro Fernando Haddad sobre o cumprimento da Lei Magnitsky por […]