NOVO Entra com Ação no STF para Barrar Posse de Esposa de Ministro de Lula ao Conselho do TCE-CE

19 de dezembro de 2024

Nesta quinta-feira (19), o Partido Novo entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a posse de Onélia Santana, esposa do ministro da Educação do governo Lula (PT), Camilo Santana (PT), de assumir como conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE).

Foto: o senador Eduardo Girão (NOVO-CE) foi um dos envolvidos na ação do partido (créditos: Pedro França/Agência Senado).

O NOVO tem denunciado esta indicação absurda desde antes da assembleia legislativa do estado realizar a sabatina que aprovou a indicação da esposa de Camilo Santana, que também foi governador do Ceará.

Essa é a quinta vez desde o ano passado em que a esposa de um ministro de Lula ganha um cargo para o conselho do TCE em seu estado.

Em todos os casos, elas receberão salários, que somados aos benefícios, passam de R$ 40 mil e as indicações são vitalícias. Assim, as esposas desses políticos podem ser conselheiras até a aposentadoria por idade.

Os conselheiros dos TCEs possuem os cargos de maior autoridade nestas cortes, que têm como responsabilidade fiscalizar a aplicação de recursos por parte dos governos estaduais.

Porém, os critérios vagos para assumir essa função abrem margem para indicações que são muito mais políticas do que técnicas. O que leva a situações como esta.

Ação para barrar esposa de ministro de Lula no TCE recebe colaboração do senador cearense Eduardo Girão

O senador Eduardo Girão (NOVO-CE) tem sido uma das principais vozes contra a indicação de Onélia Santana. Ele, juntamente com o time jurídico do NOVO, elaborou a ação do partido.

“Vamos até o fim pelo o que é certo. Não descansarei até que o Ceará se livre da ditadura da cooptação do PT”, afirmou Girão pelas redes sociais.

O senador do NOVO destaca que a ADI é fundamentada nos princípios constitucionais de eficiência e da economicidade na gestão pública, que seriam violados com Onélia Santana no TCE.

Clique aqui e acompanhe Eduardo Girão nas redes sociais!

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]