Entenda como os projetos de cidade inteligente em Milão ajudaram a reduzir engarrafamentos e melhorar a qualidade do transporte público

05 de novembro de 2020

Entenda como os projetos de cidade inteligente em Milão ajudaram a reduzir engarrafamentos e melhorar a qualidade do transporte público.

A trajetória de Milão como cidade inteligente começou no final de 2011 com projetos focados em estratégias de Cidades Inteligentes, a maior parte no segmento de mobilidade e transporte inteligente.

O principal objetivo dos projetos de mobilidade que Milão vem realizando é fornecer meios para os cidadãos se locomoverem com facilidade: boa disponibilidade de transportes públicos inovadores e ecologicamente sustentáveis, melhor gestão do tráfego por meio de aplicativos e sistemas digitais, integrados a uma rede moderna de monitoramento.

Para diminuir o tempo de espera e aumentar a velocidade das viagens, o sistema de gerenciamento de tráfego passou a utilizar semáforos inteligentes, que dão preferência aos transportes públicos, monitorados em tempo real, nos cruzamentos da cidade. Com isso, as viagens ficaram mais rápidas, e os tempos de espera foram reduzidos.

Também foi desenvolvido um aplicativo para facilitar a compra e validação de bilhetes nos transportes diretamente pelo celular.

As tecnologias que possibilitaram o monitoramento dos veículos para a inovação na gestão dos semáforos serviu também para a instalação de painéis digitais nas paradas de ônibus. Assim, melhorou-se a comunicação de informações sobre os tempos de espera e possíveis mudanças de rota.

Através de um aplicativo alimentado pelos motoristas e operadores de estacionamentos, que informam a disponibilidade de vagas em tempo real, outro projeto conseguiu melhorar a supervisão e gestão de vagas na cidade, reduzindo também o volume de tráfego. O sistema ajudou também a garantir o acesso às vagas reservadas a portadores de necessidades especiais.

As inovações nos transportes em Milão melhoraram a qualidade de vida com o uso da tecnologia, garantindo à cidade o prêmio de inovação nos transportes da OCDE em 2014. Cidades inovadoras como Milão podem servir de exemplo às cidades brasileiras, para que facilitem a vida do cidadão.

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]