Minas Gerais vende últimas ações da estatal Helibras

06 de fevereiro de 2023

Já imaginou um governo de Estado dono de uma fábrica de helicópteros? No passado, esse era um dos destinos do dinheiro público em Minas Gerais.

Com a autorização do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), o governo de Minas encerrou a sua participação na Helicópteros do Brasil S.A (Helibras). O estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), ainda detinha 15,51% de participação na empresa.

As últimas ações que pertenciam ao estado foram vendidas por R$ 95 milhões para a Airbus Helicopters – acionista controladora da empresa. “Entendemos que não é papel do governo ser fabricante de helicópteros. Seria melhor a Airbus fazer a gestão sozinha e o Governo de Minas alocar esforços onde o governo deve prestar serviço público de qualidade”, afirmou o diretor-presidente da Codemge, Thiago Toscano.

A desestatização é defendida por Romeu Zema desde sua campanha para a eleição ao governo do Estado, em 2018. Para o governador, não é papel do governo ser fabricante de helicópteros e a performance do ativo se mostrou, majoritariamente, negativa ao longo dos anos. “Na minha Gestão, deixamos isso para quem entende do assunto e priorizamos o futuro dos mineiros”, publicou Zema.


Conforme o diretor-presidente da Codemge, os esforços da companhia para se desfazer de ativos que já não têm muito mais a oferecer a Minas Gerais permanecem. E a próxima da lista deverá ser a Indústria de Aviação e Serviços S.A. (IAS), na RMBH, especializada em manutenção, reparo e inspeção (MRO) de motores e outros componentes aeronáuticos para a aviação civil e militar. Segundo ele, a participação da Codemge é de 15%.

Para o NOVO e nossos eleitos, não é papel do governo ser dono de empresas, mas sim cuidar do que é essencial para o cidadão, como Saúde, Segurança e Educação.

Imagem: Helibras

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]