Prefeitura envia Projeto de Lei das PPPs para tramitação na Câmara de Vereadores de Joinville

27 de setembro de 2021

Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura de Joinville protocolou na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que visa instituir o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (PPPs), que tem o objetivo de promover, fomentar, coordenar, disciplinar, regular e fiscalizar as concessões e as PPPs na cidade.

“Temos convicção que a realização destas parcerias vai representar um avanço importante para a nossa cidade. Este é um modelo de sucesso em cidades de todo o mundo, que estamos trazendo para Joinville”, destaca o prefeito Adriano Silva.

O Projeto de Lei enviado para apreciação dos vereadores estabelece diversos critérios e limites para o programa, como as modalidades das parcerias, os critérios mínimos obrigatórios, as diretrizes e os encargos. Além disso, detalha as regras para a realização dos processos licitatórios e a celebração dos contratos.

Outra parte importante do Projeto de Lei determina que a gestão do programa será realizada por um Conselho Gestor, que definirá as prioridades quanto à implantação, expansão, melhoria, gestão ou exploração de bens, serviços, atividades, infraestruturas, estabelecimentos ou empreendimentos públicos. Grupos Técnicos Temporários também poderão ser montados para dar suporte aos trabalhos.

“O Conselho Gestor, que contará com representantes de diversas Secretarias, terá o papel de gerenciar o programa em sua totalidade, prezando pela transparência e pela legalidade de todos os processos que envolvem concessões e PPPs”, explica o prefeito.

Na Câmara de Vereadores de Joinville, o Projeto de Lei de autoria do executivo municipal passará por apreciação das Comissões, para posterior discussão e deliberação no Plenário.

Selo de Município Prioritário

A preparação da Prefeitura de Joinville para tornar a cidade atrativa para a realização de concessões e parcerias resultou na conquista do selo “Município Prioritário para Concessões e PPPs”, que é atribuído pelo Radar PPP, que atua com o objetivo de mapear a informação pública disponível sobre o mercado nacional deste segmento.

O título destaca as cidades brasileiras com potencial para a realização de concessões e PPPs. Além de Joinville, os municípios de Canoas, Caxias do Sul, Divinópolis, Palhoça, Pelotas, Recife e Vitória da Conquista também receberam o selo.

“A partir de agora, Joinville passa ser vista com destaque pelo nosso potencial. Assim, poderemos avançar no cuidado com o patrimônio público, oferecendo serviços de qualidade e com o investimento consciente dos recursos”, observa Ricardo Mafra, secretário de Administração e Planejamento.

Informações e imagem: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Joiville

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]