100 dias de governo Adriano Silva à frente de Joinville

12 de abril de 2021

O empresário Adriano Silva elegeu-se prefeito de Joinville tomando posse dia 1º de janeiro de 2021, sendo o primeiro prefeito eleito pelo NOVO. A ideia de levar as práticas de gestão do setor privado para o setor público é um princípio do NOVO e a adaptação, na prática, segundo Adriano, não tem sido difícil.

Segundo Adriano, a diferença é o tempo que se leva no meio público. “Uma simples compra leva, no mínimo, 60 dias. Isso nos estranha no sentido de não conseguir realizar as coisas com tanta rapidez quanto no mundo privado”, explica.

Apesar disso, vindo de uma indústria também burocrática, como é a farmacêutica, Adriano diz estar acostumado ao “engessamento”. Da iniciativa privada, ele trouxe um processo seletivo para a formação do quadro de secretarias considerado inovador, e que também uma premissa do NOVO.

“A gente conseguiu fazer da mesma forma que faria no meio empresarial, o que foi muito legal. Tivemos quase 20 mil inscritos para todas as vagas num tempo curto, fico muito satisfeito com o time como um todo”, destaca. Segundo Adriano, 65% dos contratados são servidores de carreira. “Foi uma grata surpresa encontrar pessoas com altíssima capacidade, currículo muito desenvolvido, experiência e determinação”, declara.

Relação com a Câmara e o Estado

Adriano considera boa a relação com a Câmara de Vereadores e acredita que os dois poderes têm mantido a independência e trabalhado por um objetivo comum. “A discussão está sendo muito boa, temos conversa aberta com todos os vereadores, escutamos os projetos, as ideias, e isso vai surtindo um grande efeito”, avalia.

Já em relação ao governo estadual, o prefeito de Joinville analisa que a mudança na administração, com o afastamento de Carlos Moisés e a posse de Daniela Reinehr, não deve trazer grandes mudanças. “Houve mudança, mas uma vontade muito grande de acertar e de estarem próximos de Joinville. Não tenho o que temer, estou satisfeito e acho que vamos conseguir manter o bom relacionamento”, ressalta.

Embelezamento e desburocratização

O embelezamento de Joinville está acontecendo é é uma das coisas que mais motivam Adriano. “Quando a gente vem do meio privado, quer fazer as coisas rápido e, no embelezamento, a gente vê as mudanças de forma prática, como o resgate do canteiro central da Avenida JK e praças e parques que estão sendo remodelados através de parcerias privadas”, destaca.

Adriano Silva tem o embelezamento da cidade como uma das prioridades do governo – Foto: Divulgação

Sobre a desburocratização, o prefeito afirma que há uma equipe formada para discutir medidas relacionadas ao tema e o Executivo deve enviar, em breve, um Código de Defesa do Empreendedor para aprovação na Câmara. “Ele já está escrito e é um marco legal para que todas as leis não possam romper com princípios desse marco”. Adriano pretende ter resultados mais evidentes da desburocratização em 180 dias.

Reforma da Previdência e PPPs

A aprovação da reforma da Previdência no município é um dos grandes planos e desafios de Adriano à frente da prefeitura. O projeto já foi enviado à Câmara e sofre resistência por parte dos servidores.

“Com a reforma, estamos falando de economia anual de R$ 36 milhões que vão poder ser investidos em infraestrutura, a pasta que mais exige investimento. Ela ajuda também na obtenção da CRP, certidão que a gente está sem e que me preocupa demais. Todas as obras planejadas são em cima de financiamento e, sem a reforma e a certidão, todas param”, enfatiza Adriano.

O prefeito também avalia que a reforma é necessária para a sustentabilidade do Ipreville. “Se nada for feito, em 75 anos pode fechar o Ipreville. Quando ele foi montado, a expectativa de vida do servidor era de 65 anos, hoje é de 85. São 20 anos a mais com o mesmo tempo de contribuição”, comenta.

Outro grande projeto que está sendo viabilizado pelo Executivo é a chamada lei de PPPs (parcerias público-privadas), proposta muito defendida por Adriano Silva durante a campanha.

Segundo o prefeito, a lei está praticamente escrita, “estamos aguardando a reforma da Previdência passar para não ter instrumentos importantes atrapalhando um ao outro”. Estudos já têm sido realizados para implementar PPPs no Hospital Municipal São José e na Águas de Joinville. “Nada está parado, todos os estudos estão acontecendo”, destaca.

Enfrentamento ao coronavírus

Adriano Silva assumiu a prefeitura em um momento menos crítico em relação à pandemia da Covid-19, mas viu a condição se agravar nos primeiros meses do ano. Apesar disso, acredita que as ações implementadas pelo município conseguiram conter o avanço da doença.

Adriano Silva acredita que Joinville conseguiu conter o avanço da pandemia – Foto: Rogério da Silva/Prefeitura de Joinville

Adriano cita a transformação de UPAs em hospitais de campanha, a publicação de decretos restritivos, a compra de respiradores e BIPAPs (ventiladores não invasivos) e o centro de tratamento na Tupy como medidas que ajudaram no enfrentamento à pandemia no momento mais crítico.

Segundo o prefeito, houve redução de 50% dos casos ativos nos últimos 15 dias. “Se a gente continuar esse declínio da curva, em pouco tempo voltamos a ter o novo normal, que é uma quantidade de pessoas com Covid-19 ativa, mas dentro da capacidade de resposta do município, voltando à estrutura normal da saúde”, comentou.

O lockdown, medida defendida por parte da população, deve ser evitado ao máximo, segundo o prefeito. “O limite seria não ter mais capacidade de atender casos graves. Mas nós conseguimos, através da mobilização da população, do aumento da capacidade e de decretos que trouxeram resultados efetivos, trazer a curva para baixo sem precisar fechar o município”, argumenta.

Para ele, o enfrentamento à pandemia passa principalmente pela imunização da população e, por isso, o município se uniu ao consórcio montado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) junto a cerca de outras duas mil cidades do país para comprar vacinas. “A compra pelo município é uma opção, mas deveria ser a última porque rompe o Plano Nacional de Imunização”.

“A gente percebeu que, coincidência ou não, o governo federal passou a comprar um volume muito maior de vacinas após a mobilização. Ao meu ver, deveria ter sido sempre comprada pelo governo federal, mas quando a gente percebia que as doses não vinham, eu não poderia ficar parado. Então, fomos com a FNP, que é uma opção de retaguarda”, ressalta.

Avaliação dos 100 primeiros dias

Adriano Silva se diz satisfeito com os 100 primeiros dias à frente do governo municipal, mas acredita que a pandemia atrapalhou o andamento de muitos trabalhos.

“O que mais me tira o sono é ver demandas muito grandes de desassoreamento, limpeza de bueiros e restabelecimento de áreas de enxurrada, em que o tempo de resposta é muito aquém do que deveria ser. A herança herdada é completamente insuficiente para o que se tem de demanda”, diz.

Adriano não vê a necessidade de uma reforma administrativa, como em outros governos. Porém, estuda mudar atribuições entre secretarias. Ao completar 100 dias de nova administração, a prefeitura de Joinville lançou relatório com 100 ações realizadas no período. O documento pode ser conferido no site da prefeitura.

Informações: ND +

Foto: Secom/Divulgação

Receba nossas

novidades por

email!