NOVO repudia veto de Lula ao fim das saidinhas

12 de abril de 2024

O presidente Lula (PT) sancionou nesta quinta-feira (11) o PL das saidinhas, que busca restringir as saídas temporárias de detentos. Apesar disso, Lula vetou o trecho principal do projeto, que é a ideia de acabar com as saídas para visitar parentes. O NOVO está trabalhando para derrubar o veto presidencial.

Ainda assim, o chefe do executivo aprovou o encerramento das saídas para condenados por crimes violentos ou com grave ameaça. De dezembro de 2022 para junho de 2023, o número de presos no Brasil aumentou em 0,8% de 826,8 mil para 839,7 mil.

Atualmente, a saidinha é válida para detentos em regime semiaberto pelos chamados “méritos prisionais”, como bom comportamento. O ministro da justiça e segurança pública, Ricardo Lewandowski, argumentou que a ressocialização é importante.

Deputados de oposição e de base do governo já formaram maioria para derrubar o veto presidencial. Para que o veto parcial seja derrotado, é necessário maioria absoluta, em outras palavras, 257 votos de deputados federais e 41 de senadores.

Clique aqui e confira a matéria que fizemos explicando mais detalhes sobre as saidinhas!

Reação do NOVO ao veto do PL das saidinhas

Para o presidente nacional do NOVO, Eduardo Ribeiro, o veto demonstra a leniência do governo com o crime. “O veto de Lula ao fim das saidinhas era previsível e apenas escancara o seu compromisso com o crime e a bandidagem. O PT é uma praga que precisa ser combatida todos os dias. Vamos derrubar o veto e vencê-los nas eleições (municipais deste ano)”, cravou pelo X.

O embaixador do NOVO, Deltan Dallagnol, também apontou como a medida vai na direção contrária ao interesse dos brasileiros. “O problema é que as saidinhas são usadas para fugir e cometer homicídios, roubos e estupros. Em vez de promover a segurança pública, Lula promove o crime”, disse no antigo Twitter.

Por fim, nosso governador de Minas Gerais, Romeu Zema, apontou que o veto é uma ameaça à segurança dos brasileiros. “Inacreditável o Presidente da República apoiar criminosos contra a vontade dos brasileiros. A decisão dele em manter as “saidinhas” de presos beneficia condenados, colocando em risco a segurança de todos. Lugar de bandido é na cadeia”, declarou pela mesma plataforma.

Receba nossas

novidades por

email!