Suspensão do X por Alexandre de Moraes: Nunes Marques Defende que Ação do NOVO contra a Medida Vá ao Plenário do STF

5 de setembro de 2024

Nesta quinta-feira (05), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nunes Marques, que recebeu a ação do NOVO contra a suspensão do X (antigo Twitter) por Alexandre de Moraes, afirmou que a questão é sensível. Assim, ele disse que o plenário da corte deve avaliar a situação.

Foto: Nelson Jr./SCO/STF.

Além disso, Nunes Marques solicitou que a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da União (PGR) deem um parecer sobre o caso em até cinco dias.

Apesar disso, a assessoria do STF informou que “O que o ministro disse é que ao final a decisão definitiva deve ser do colegiado. Isso não impede, porém, que haja eventual decisão monocrática antes e que o ministro tenha indicado algum tipo de prazo para isso”.

Ação do NOVO contra decisão de Alexandre de Moraes

Na segunda-feira (02), o NOVO apresentou uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) ao STF contra decisão do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a suspensão do X na semana passada.

A ADPF do NOVO questiona a constitucionalidade da ordem do ministro, apontando que ela viola princípios fundamentais como o direito à liberdade de expressão, ao devido processo legal e à proporcionalidade.

Para o procurador federal e candidato a vereador do NOVO no Rio de Janeiro, Jonathan Mariano, que colaborou na redação da ação, a decisão de Moraes é inconstitucional porque transgride diversos preceitos do direito brasileiro.

“Suspender o funcionamento de uma rede social em todo o país, ainda mais em um período eleitoral, não só fere o direito à liberdade de expressão, mas também o da liberdade de informação e de imprensa”, defende.

Manifestações de 7 de setembro

Considerando que a decisão do STF sobre a ação deve ser tomada após este fim de semana, as manifestações de 7 de setembro podem ter uma influência importante no caso. 

Afinal, uma demonstração ampla de descontentamento dos brasileiros em relação aos abusos de Alexandre de Moraes e seus pares no STF pode fazer com que a corte reveja sua decisão de banir a rede social.

Clique aqui e saiba mais sobre as manifestações de 7 de setembro!

Receba nossas

novidades por

email!