PEC de Fabio Ostermann que extingue licença especial para servidor avança na Assembleia do RS

13 de agosto de 2019

Foi aprovado, nesta terça-feira (13/08), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa o fim da Licença Capacitação no Rio Grande do Sul.

 

De iniciativa do deputado estadual Fabio Ostermann (NOVO RS), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) conta com o apoio de outros 18 parlamentares e extingue a concessão de três meses extras de férias para servidores públicos estaduais realizarem cursos sem deixar de receber salários. Sob relatoria do deputado Edson Brum (MDB), o parecer recebeu nove votos favoráveis e dois contrários.

 

Aprovada neste ano, a Licença Capacitação substituiu a Licença Prêmio, pela qual o servidor tinha o direito de gozar de três meses extras de férias a cada cinco anos. Conforme Ostermann, a mudança não eliminou privilégios e fabricou um novo problema. “Na prática, se estabeleceu no lugar da licença-prêmio um outro mecanismo que poderá vir a ser usado como instrumento de compensação pecuniária ou para simplesmente faltar ao trabalho, como já vem sendo feito em Brasília, onde se criou uma indústria de cursos”, criticou Ostermann.

 

Durante a reunião da CCJ, os parlamentares ainda debateram a constitucionalidade da PEC 267/2019, protocolada em maio deste ano. Líder da Bancada do NOVO no RS, Ostermann sustentou que a proposta não tem vício de origem. “Não se trata de usurpar uma prerrogativa de outro Poder, pois não estamos regulando o plano de carreira dos servidores. Estamos estabelecendo uma medida de saneamento constitucional para evitar ainda mais prejuízos para o nosso Estado”, defendeu Ostermann.

 

O NOVO é contra todo tipo de privilégio concedido a cargos dos órgãos públicos que são financiados com o dinheiro dos trabalhadores que pagam impostos. Todos devem ser tratados igualmente perante as leis, privilégios causam desigualdade e sempre acabam sendo pagos pelos mais pobres.

 

Um NOVO Brasil já começou.

 

Receba nossas

novidades por

email!