NOVO Investiga Gastos de Janja nas Olimpíadas de Paris

31 de julho de 2024

Os deputados federais do NOVO, Gilson Marques (SC), Marcel van Hattem (RS) e Adriana Ventura (SP), encaminharam um pedido de informações ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, com questionamentos sobre os gastos da delegação da primeira-dama Rosângela da Silva, a “Janja”, durante as Olimpíadas de Paris.

Janja chegou em Paris na semana passada para representar o presidente Lula (PT) na cerimônia de abertura dos jogos olímpicos. Apesar do caráter oficial da ação, a assessoria de Janja e o governo não divulgaram a agenda dela na metrópole francesa.

Dessa forma, os mandatários do NOVO pedem explicações sobre as despesas envolvidas sobre para garantir que o dinheiro do pagador de impostos está sendo usado com responsabilidade.

“Precisamos assegurar que cada centavo dos recursos públicos seja utilizado com responsabilidade e transparência, especialmente no momento em que o governo tem realizado cortes na saúde e na educação”, destacou a deputada Adriana Ventura.

Não podemos aceitar que a primeira-dama viaje às custas dos brasileiros sem um motivo claro. Assim, o requerimento de informações demanda dados detalhados sobre os integrantes e a despesa da comitiva, bem como com a justificativa para os mesmos.

Transparência para gastos de Janja em Paris

Na justificativa do documento, os parlamentares também destacam a necessidade do controle das despesas públicas.

Afinal, a transparência e o controle de gastos são essenciais para garantir a confiança dos brasileiros sobre as instituições democráticas e o uso correto dos recursos da sociedade.

Dessa forma, o requerimento apresenta diversas perguntas, incluindo a formação da delegação, o custo da viagem, os fundamentos para a seleção dos assessores, a função de cada integrante, bem como os eventos e reuniões que Janja participou.

Foto: @janjalula via X (antigo Twitter).

Receba nossas

novidades por

email!