Partido Novo lança painel que ajuda na fiscalização das emendas PIX

18 de agosto de 2023

Nesta sexta-feira (18/08), o Partido Novo lança uma plataforma on-line que possibilita a visualização centralizada de informações relacionadas à transferência de recursos do governo federal para entes subnacionais, sob a modalidade especial, transferências que ficaram conhecidas como emendas PIX.

“Nós do partido ficamos incomodados com a falta de transparência dessa modalidade de repasse de verba pública, por isso, desenvolvemos um painel onde as pessoas poderão buscar informações práticas sobre as transferências especiais”, explicou a líder do NOVO na Câmara, deputada Adriana Ventura.

A equipe técnica da liderança do partido na Câmara criou 3 painéis que buscam responder questões como: quais são os estados e municípios que mais receberam ou receberão recursos via transferência especial; quais são os parlamentares e partidos que mais destinam recursos via transferência especial. Na plataforma é possível pesquisar o orçamento anual de 2020 a 2023.

▶️
Para acessar os painéis completos, clique AQUI

Em entrevista, o presidente do NOVO, Eduardo Ribeiro, destacou que uma das diretrizes da sigla é a busca pela maior transparência no Estado, principalmente quando se trata de repasse de dinheiro público. “A criação dessa plataforma é uma iniciativa brilhante dos parlamentares e de toda equipe do Novo que se envolveram nesse projeto, já que o governo não consegue respeitar as regras e dar mais publicidade aos repasses que são realizados nas transferências especiais”, concluiu Ribeiro.

Os dados da plataforma lançada são provenientes do portal transferegov (https://portal.transferegov.sistema.gov.br/portal/home).

O que são as transferências especiais?

São aquelas provenientes de emendas individuais impositivas que não estão vinculadas a nenhuma proposta ou convênio para sua execução.

Receba nossas

novidades por

email!