FAÇA PARTE

DÚVIDAS COMUNS

BRASILEIROS NÃO-RESIDENTES NO BRASIL PODEM SE FILIAR E DOAR PARA PARTIDOS POLÍTICOS?


O campo do telefone brasileiro é uma exigência da empresa contratada para fazer a intermediação financeira, tivemos outros casos de brasileiros residentes no exterior que usaram telefones de parentes/amigos aqui no Brasil, sem rejeição. É mais uma forma de contato além do email, portanto um telefone de contato ainda que não seja do próprio, resolve.

Pela legislação eleitoral, brasileiros não-residentes no Brasil podem se filiar e doar para partidos políticos no Brasil, respeitando o limite de 10% da renda bruta auferida no ano anterior. A legislação não esclarece se a renda tem que ter sido obtida no Brasil, mas por conservadorismo, assumimos que sim. Portanto, se for o caso, sua doação poderá ser recebida por 2 caminhos:

1) Doação por crowdfunding no período pré-eleitoral (15/5 até 15/8)
2) Doação feita por depósito diretamente na conta de campanha, disponível a partir de 16/8.


COMO GARANTIR QUE O NOVO SERÁ FIEL A SEUS PRINCÍPIOS E VALORES? QUE NÃO VAI SE CORROMPER?


O Estatuto do NOVO prevê órgãos de controle e a separação entre gestão partidária e atuação parlamentar. No entanto, caberá sempre aos filiados e eleitores esclarecidos e cientes de suas responsabilidades como cidadãos assumir esse papel de fiscalizar o partido e penalizá-lo se houver algum desvio.
O NOVO, desde a sua fundação, tem procurado alertar e educar as pessoas dessas responsabilidades no processo político. Os fundadores do NOVO acreditam que o partido deve ter uma duração indeterminada e que as garantias não podem ser baseadas no quadro atual de pessoas, mas sim em um processo contínuo e com a participação de todos, sempre atentos às ideias e princípios que devem reger um partido político.


QUAL É A IDEOLOGIA DO NOVO?


O NOVO tem como principal objetivo melhorar a vida das pessoas. Através de um Estado Democrático que preserve as liberdades individuais, incentive o empreendedorismo, a concorrência, a participação do cidadão na vida política e tenha sua atuação focada nas áreas de educação básica, saúde, segurança, infraestrutura e preservação da moeda.


QUAL É O POSICIONAMENTO DO NOVO SOBRE ABORTO, DROGAS E OUTROS TEMAS POLÊMICOS?


Entendemos que discussões relevantes como a legalização de drogas ilícitas ou do aborto não devem constar na agenda do NOVO neste momento. São questões com importantes aspectos éticos e culturais, que devem ser discutidas pela sociedade enquanto atuamos em outras prioridades para o País.
Entendemos a importância de temas como esses, mas procuramos criar uma unidade na discussão de assuntos, como o papel do Estado, a eficiência da gestão, a atuação dos governantes, as políticas econômicas e outros.
Nossos candidatos e filiados têm liberdade para se colocar nessas questões de acordo com sua consciência enquanto o partido assume o posicionamento de neutralidade.


QUEM PODE PARTICIPAR DO NOVO?


O partido está aberto à participação de todos os cidadãos que compartilham dos nossos valores e ideias e que estão dispostos a tomar uma atitude para transformar o Brasil em um país admirado. Precisamos deixar um país melhor para as próximas gerações.


COMO POSSO PARTICIPAR?


Você pode participar de várias formas. Como filiado ou doador, divulgando o novo através das redes sociais (fb.com/novo30), acompanhando os eventos (novo.org.br/agenda) que ocorrem na sua cidade e ajudando a aumentar o grupo de pessoas que estão filiadas ao NOVO em sua região. Aproveite para conferir nossa lista de diretórios (novo.org.br/diretorios), entre em contato e confira como participar.


COMO POSSO ME FILIAR?


Você pode se filiar online, aqui no nosso site. Entre em www.novo.org.br/filie.


QUAIS SÃO OS DIRETÓRIOS DO NOVO ?


Veja onde temos representantes em www.novo.org.br/diretorios.


COMO POSSO ESTRUTURAR UM DIRETÓRIO DO NOVO EM MINHA CIDADE?


A estruturação de um diretório é um processo que leva em consideração a quantidade de filiados no Município. Também será considerada a divulgação do partido no local, se já há liderança, se o perfil é alinhado com nossos valores e ideias e foi aprovado pelo Diretório Nacional. O NOVO incentiva filiações baseadas em decisões de cada indivíduo pela identificação com princípios e valores do partido, sem estarem necessariamente vinculadas à participação em um pleito eleitoral. Para mais detalhes, envie uma mensagem para faleconosco@novo.org.br.


COMO SER LÍDER DE UM DIRETÓRIO?


Um dos valores do NOVO é a meritocracia. Assim, o candidato à liderança de diretório será avaliado da seguinte forma:
· alinhamento das ideias e atitudes com os princípios e valores do NOVO;
· engajamento no partido;
· experiência profissional;
· disponibilidade de tempo para o exercício desta função.
Caso você tenha a intenção de participar do processo de seleção a líder em seu estado ou em sua cidade, pedimos que envie mensagem para faleconosco@novo.org.br informando em qual localidade deseja estruturar um diretório, que enviaremos as regras e os requisitos.
Lembramos que, conforme o estabelecido em nosso Estatuto, os integrantes dos diretórios não poderão ocupar ou se candidatar a cargos eletivos a não ser que deixem o diretório com pelo menos 12 meses de antecedência às Convenções de Candidatura.


QUAIS SÃO AS PROPOSTAS DO NOVO?


Acreditamos em um Estado Democrático que preserve as liberdades individuais, incentive o empreendedorismo, a concorrência no livre Mercado, a participação do cidadão na vida política e tenha sua atuação focada nas áreas de educação básica, saúde, segurança, infraestrutura e preservação da moeda. O NOVO acredita que precisamos mudar o modelo do Estado, diminuindo o seu tamanho e gastos para que os indivíduos possam ser beneficiados com menos impostos e melhores serviços.


COMO O NOVO PRETENDE ATUAR NO SETOR DE INFRAESTRUTURA?


Preferencialmente através de parcerias público-privadas, sempre com transparência.


O NOVO É A FAVOR DE PRIVATIZAÇÕES?


Sim. Defendemos um Estado enxuto, sem empresas públicas. Alguns serviços essenciais, como o saneamento básico, por exemplo, podem ser fornecidos por empresas privadas sob a supervisão e fiscalização do Estado. É mais barato e menos suscetível a corrupção.


QUEM SÃO AS PESSOAS QUE ESTÃO CONSTRUINDO O NOVO?


São pessoas que nunca tiveram a política como profissão, mas que acreditam que o exercício dela é fundamental para a vida em sociedade. O NOVO está aberto a todos os que compartilham das nossas ideias e querem tomar uma atitude em busca de propostas e soluções que ultrapassem as próximas eleições, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos brasileiros. Entre os fundadores e na equipe do NOVO, não existem políticos profissionais.


POR QUE CRIAR MAIS UM PARTIDO NO BRASIL?


Para o NOVO, um partido político deve representar um grupo de pessoas que compartilham dos mesmos valores, crenças e objetivos. No entanto, a política partidária nacional, atualmente, se caracteriza pela defesa de interesses pessoais, pela troca de favores e por coligações incompreensíveis. Neste cenário, os fundadores e apoiadores do NOVO não se consideram representados por nenhum dos partidos existentes. Temos valores e desafios bastante diferenciados de todos os demais partidos já criados e eles estão expostos nesse site. Além disso, acreditamos que um partido político é a ferramenta ideal para realizar as mudanças que julgamos necessárias no Brasil.


COMO ALTERO MEU E-MAIL?


A alteração de e-mail deve ser solicitada para filiacao@novo.org.br.

A solicitação deve conter seu CPF e o novo e-mail.


QUERO DADOS DE FILIADOS PARA APROXIMAÇÃO E CRIAR EVENTO


O NOVO precisa de muita divulgação. Nossos filiados conhecem bem o partido, nossas ideias e valores. O importante é que se busque novas pessoas, novos interessados. Além disso, a Constituição Federal e Resoluções do TSE vedam aos partidos informar dados sigilosos de seus filiados, como número de telefone, e-mail e outros. Estamos ajustando o nosso estatuto para que fique em conformidade com a legislação.

De todo modo, você pode acessar a lista de filiados ao NOVO que está disponível no site do TSE. Acesse: http://www.tse.jus.br/partidos/filiacao-partidaria/relacao-de-filiados.

Inclusive, quando criar um evento para divulgação do NOVO, diga pra gente, que enviaremos um comunicado aos filiados perto de você para que participem.
Utilize o nosso material de divulgação que está em nosso site: novo.org.br/partido/material-oficial .


QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE SER UM FILIADO?


Como filiado você receberá convites e atualizações via e-mail e poderá usufruir de alguns descontos em ingressos. Mas o mais importante é o que está contido no estatuto: você poderá participar das Convenções, poderá votar em lideranças, em pré-candidatos quando forem eleições municipais e, ainda, ser um candidato.

Veja mais sobre seus direitos e deveres como filiado nos artigos 11, 12 e 13 do estatuto do NOVO (https://novo.org.br/partido/estatuto/)


POR QUE O NOVO COBRA PARA SE FILIAR ? (NÃO QUER PAGAR)


Diferente de todos os outros partidos, o NOVO é o único que não usa o fundo partidário nem usará o fundão para campanhas por uma questão de princípios, portanto precisa das doações e das colaborações para manter toda estrutura.

Somos contra a utilização dos impostos (seu dinheiro) para financiar partidos políticos. Assim, precisaremos contar com as contribuições de nossos filiados (mínimo de R$ 28,81 mensais), inclusive para avaliarmos a velocidade com que poderemos expandir cada vez mais o NOVO e também em quais locais teremos condições de lançar candidaturas futuramente.


COMO FAÇO PARA TROCAR OS DADOS DO MEU CARTÃO QUE EXPIROU?


É possível adicionar outros cartões para pagamento através do Espaço NOVO (novo.org.br/espaconovo). Selecione o menu “Meus Cartões” e adicione. O NOVO aceita as seguintes bandeiras: Mastercard, Visa, ELO, Diners, Amex e Hipercard.

Para excluir um cartão já cadastrado, basta acessar o menu “minhas assinaturas” e alterar a forma de pagamento para boleto. Assim, você vai desvincular sua assinatura ao pagamento exclusivo por cartão para então habilitar a exclusão.


QUERO CONFIRMAR O PAGAMENTO DA FILIAÇÃO .


Para verificar o status de sua filiação, baixar recibos de doação e alterar dados cadastrais, acesse novo.org.br/espaconovo. No menu “Meu Extrato”, você tem acesso a todos os pagamentos realizados.


COMO FAÇO PARA PAGAR A FILIAÇÃO? QUAIS AS FORMAS DE PAGAMENTO?


A filiação pode ser paga via boleto bancário ou cartão de crédito. As bandeiras de cartões aceitas pelo NOVO são: Visa, Mastercard, ELO, Diners, Amex e Hipercard.


MORO NO EXTERIOR E QUERO ME FILIAR. COMO FAZER?


Residentes no exterior podem se filiar ao NOVO, desde que tenham um cartão de crédito emitido no Brasil.


COMO FAÇO PARA ME FILIAR


Se filiar ao NOVO é bem fácil e 100% online. Acesse novo.org.br/filie e siga o passo a passo. Você vai precisar ter seu título de eleitor em mãos! Lembrando que nós aceitamos boleto bancário ou cartão de crédito e você pode escolher pagar R$ 28,81 ao mês ou R$ 345,75 no plano anual. Após o pagamento confirmado levamos até 5 dias úteis para te enviar o e-mail que comprova sua filiação.


JÁ SOU FILIADO A OUTRO PARTIDO, POSSO ME FILIAR AO NOVO TAMBÉM?


Sim. A justiça eleitoral irá cancelar sua filiação ao outro partido e manter apenas a do NOVO. Porém, caso tenha se filado ao outro partido recentemente, recomendamos que peça ao seu cartório eleitoral a desfiliação. Assim, evita-se a ocorrência de dupla filiação.


QUAL O VALOR DA FILIAÇÃO?


A taxa de filiação mínima é de R$ 345,75 anuais ou R$ 28,81 mensais. Este valor será reajustado em janeiro de cada ano de acordo com o índice de inflação. Este é o valor mínimo estabelecido para a filiação, mas você pode contribuir com um valor maior.


FIZ O PAGAMENTO DA FILIAÇÃO MAS AINDA APARECE MINHA FILIAÇÃO COMO PENDENTE. EM QUANTO TEMPO SEREI APROVADO?


Levamos até 5 dias úteis, após o recebimento do pagamento, para te enviar um e-mail confirmando a sua filiação. Até lá, acompanhe o status do seu pedido através do seu Espaço NOVO (novo.org.br/espaconovo).


NÃO ESTOU CONSEGUINDO ME FILIAR PELO SITE


Em alguns casos pode ser um problema temporário. Se o problema persistir, envie um e-mail para filiacao@novo.org.br


COMO PARTICIPAR DEPOIS QUE ME FILIAR?


Você pode participar de várias formas. Divulgando o NOVO através das redes sociais, acompanhando os eventos que ocorrem na sua cidade (novo.org.br/agenda) e ajudando a aumentar o grupo de pessoas filiadas ao NOVO em sua região. Se na sua cidade houver um Núcleo ativo, entre em contato e veja como participar. (novo.org.br/diretorios).


QUAIS SÃO OS DIREITOS E DEVERES DO FILIADO?


O filiado tem direito a participar das atividades do NOVO; compor os órgãos de administração do partido; pleitear sua candidatura a cargo eletivo; expressar nas instâncias partidárias seus pontos de vista sobre temas de natureza política ou da administração do NOVO; formular, aos órgãos de administração partidária, requerimento de apuração de irregularidades ou de situações éticas duvidosas de que tenha conhecimento. Em todos os casos, devem ser obedecidos os requisitos previamente estabelecidos (conforme o art. 12 do Estatuto).


MORO NO EXTERIOR E QUERO PARTICIPAR


Você pode participar divulgando o NOVO nas redes sociais. Cadastre-se em novo.org.br/cadastro para receber nossos informativos em primeira mão.


CONSULTEI O SITE DO TSE MAS AINDA NÃO CONSTA MEU NOME COMO FILIADO DO NOVO.


Esclarecemos que, conforme legislação eleitoral, a filiação é ato privado entre partidos e eleitores, sem interferência ou exigência de validação pela Justiça eleitoral. Assim, o quadro de filiados dos partidos é considerado informação pública e por isso os mesmos devem atualizar suas informações, por sistema próprio, duas vezes no ano. Dessa forma, tal informação estará disponível para consulta pública no próximo mês de abril ou outubro.


COMO FAÇO PARA ME DESFILIAR?


Para solicitar a sua desfiliação acesse o Espaço NOVO (novo.org.br/espaconovo) e selecione a opção “Desfiliar”. O processo é automático e você receberá a confirmação da desfiliação por e-mail, bem como cobranças futuras serão imediatamente suspensas.


JÁ FUI FILIADO AO NOVO MAS PEDI A DESFILIAÇÃO. AGORA GOSTARIA DE VOLTAR A SER FILIADO. COMO FAÇO?


Neste caso não é possível realizar uma nova filiação em nosso site. Ao invés disso, entre em contato diretamente com nossa equipe através do e-mail filiacao@novo.org.br. Vamos realizar os procedimentos necessários para reativar sua filiação.


POSSO PAGAR A FILIAÇÃO COM UM CARTÃO DE CRÉDITO DE OUTRA PESSOA?


Não. A taxa do filiado deve ser paga exclusivamente com um cartão de sua titularidade.


COMO FAÇO PARA GERAR UMA NOVA FATURA PARA PAGAR MINHA FILIAÇÃO?


Para verificar cobranças em aberto, conferir seu extrato e fazer o pagamento da sua contribuição, acesse o Espaço NOVO (novo.org.br/espaconovo) e selecione o menu “Meu Extrato”. É possível pagar no boleto ou cartão de crédito. (Não esqueça de adicionar um cartão de crédito válido antes no menu “Meus Cartões”).


COMO FAÇO PARA TROCAR OS DADOS DO MEU CARTÃO QUE EXPIROU?


É possível adicionar outros cartões para pagamento através do Espaço NOVO (novo.org.br/espaconovo). Selecione o menu “Meus Cartões” e adicione. Aceitamos as seguintes bandeiras: Mastercard, Visa, Diners e Hipercard. Para excluir um cartão o mesmo não pode estar associado a uma assinatura de Filiação ou Doação, sendo que nesse caso é necessário primeiro cadastrar um novo cartão, alterar a assinatura e somente depois conseguirá excluir um cartão.


Qual a diferença entre doação e contribuição mensal?


A doação pode ser realizada a qualquer momento, por filiados ou não-filiados ao NOVO. Já á contribuição mensal é condição obrigatória para a filiação.


Estas doações são dedutíveis do IR?


Não.


Preciso declarar minha doação ao NOVO no meu IR?


Sim. Toda doação precisa ser declarada.


O NOVO vai emitir um recibo?


Para conferir todos os recibos das suas doações, contribuições de filiado, etc, acesse o Espaço NOVO (novo.org.br/espaconovo) e selecione o menu “Meu Extrato”. Você também pode fazer o download destes recibos!


Qual a diferença entre doação mensal e taxa de filiação?


A doação mensal é uma contribuição que você pode fazer ao NOVO através do endereço: novo.org.br/doe. Doações não te fazem um filiado do NOVO. Já o pagamento da taxa do filiado é condição necessária para se filiar. Acesse novo.org.br/filie, para se filiar.


Como será usado o dinheiro da minha doação?


Ela é usada para as despesas ordinárias do partido, uma vez que não usamos o fundo partidário para nosso sustento. Veja a prestação de contas acessando nosso site novo.org.br.


Como faço para cancelar uma doação recorrente?


Acesse o menu “Minhas assinaturas” no seu Espaço NOVO (novo.org.br/espaconovo) e clique em “Suspender/Pausar”.


Posso pagar a doação com um cartão pessoa jurídica?


Não é permitido realizar doações via pessoa jurídica.


Posso pagar a doação com um cartão de crédito de outra pessoa?


Não. Use um cartão de sua titularidade.


Quanto posso doar?


Qualquer valor que desejar, desde que respeitadas a proibição de recebimento de recursos de Pessoa Jurídica e o limite de doação para pessoa física (10% da renda do ano anterior).


Quais as formas de pagamento?


O NOVO aceita contribuições no boleto ou cartão de crédito. As bandeiras de cartão que aceitamos são: Visa, Mastercard, Diners e Hipercard.


Como faço para fazer a doação?


Acesse novo.org.br/doe para fazer doações avulsas ou recorrentes. Aceitamos boleto bancário ou cartão de crédito. Se já possui acesso ao Espaço NOVO, faça o login e clique em “Doar” no menu.