Bancada do NOVO em Curitiba é a única com compliance na casa

18 de abril de 2024

A bancada do NOVO na Câmara Municipal de Curitiba desenvolveu um plano compliance para guiar as atividades legislativas das vereadoras Amália Tortato, Indiara Barbosa, seus assessores parlamentares, parceiros dos mandatos e prestadores de serviços externos.

O Plano de Integridade da bancada do NOVO Curitiba estipula uma série de medidas para trazer mais ética e transparência às atividades legislativas das vereadoras e respectivos gabinetes e assessores na Câmara Municipal de Curitiba.

Ele indica as ações de gerenciamento de risco, visando sua prevenção, detecção, monitoramento, punição e remediação de atos de corrupção, suborno, fraudes, assédio, discriminação, preconceito e demais desvios ético-comportamentais e condutas ilícitas.

A política anticorrupção é uma das principais pautas das duas vereadoras do NOVO no legislativo da capital paranaense. De acordo com a vereadora Amália Tortato, o compliance se torna uma ferramenta fundamental para a promoção da integridade e transparência na atuação das vereadoras e suas equipes.

“As pessoas estão cansadas de escândalos de corrupção na política e eu compartilho fortemente desse sentimento. Por isso, inovamos ao criar um Plano de Integridade, tornando ainda mais transparente para a sociedade as ações éticas e coerentes que guiam nosso trabalho em Curitiba”, destaca.

Além do Plano de Integridade, a bancada também desenvolveu um termo de compromisso e responsabilidade, com o objetivo de garantir que todos os assessores conheçam e se comprometam com o Plano de Integridade.

Da mesma forma, o termo também deve ser assinado por parceiros externos – como voluntários – que contribuam com as atividades dos mandatos. A vereadora Indiara Barbosa explica que o treinamento foi fundamental para garantir que todos estejam alinhados com o compromisso de anticorrupção da bancada.

“O Compliance e a governança são compromissos meus de campanha e desde o início do mandato nós implementamos essa cultura de seguir as regras e boas práticas. Isso é muito importante para manter um ambiente ético de integridade que nós defendemos”, finaliza.

Receba nossas

novidades por

email!