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Comércio de Minas tem segunda alta em 2022 e cresce 1,2% em março
Segmentos de vestuários e artigos farmacêuticos ajudaram a elevar o índice, que teve acúmulo de 5,5% em fevereiro e março.
As vendas no comércio varejista de Minas Gerais tiveram avanço de 1,2% em março, superior ao registrado em todo o país, de acordo com dados divulgados pelo IBGE.
No acumulado dos últimos 12 meses, Minas apresentou variação positiva de 1,7%.
Com avanço de 50,3% nas vendas de tecidos, vestuários e calçados, o estado consolidou seus números positivos. O resultado de março ajuda a elevar a variação acumulada do segmento dos últimos 12 meses, que é de 12,6%.
Outro destaque ocorreu no segmento de farmácias, médicos, ortopédicos, perfumarias e cosméticos, com avanço de 17%. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor cresceu 20,6%.
“Tivemos uma contribuição relevante nas vendas estaduais e nacionais. Se compararmos as vendas em março com o mesmo período do ano passado, houve avanço de 50,3% no estado, um aumento muito relevante. Esses dados já consideram o efeito inflacionário. Se não fosse isso, esse crescimento poderia ter sido maior”, analisou o economista-chefe da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), Guilherme Almeida.
O crescimento no varejo por dois meses consecutivos já pode ser um sinal da recuperação, depois de meses em crise em virtude da pandemia do coronavírus. Com as atividades abertas, a expectativa é de que os números possam ser ainda mais positivos no decorrer do ano.
“Houve um processo de flexibilização maior em março. Em janeiro, vimos o avanço da variante ômicron, que limitou a circulação de consumidores nos centros urbanos e estabelecimentos. Mas agora observamos a retomada da economia, possibilitando que o varejo recuperasse seu consumidor, o que afetou de forma positiva”, afirma Almeirda.
Informações: Estado de Minas
foto: megamoda