Esses cookies são imprescindíveis para a operação do nosso Site, para habilitar as principais funções do Site, garantir a segurança do Site e gerenciar a rede. Eles podem ser chamados de cookies \"estritamente necessários\" ou \"essenciais\". Sem esses cookies, o Site não irá funcionar corretamente. Eles incluem, por exemplo, cookies que permitem lembrar suas preferências de cookies e equilibrar a carga de rede, que você faça login em áreas seguras do nosso Site e acesse contas de usuário ou formulários on-line.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, você precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Proposta da Bancada do NOVO limita publicidade oficial da prefeitura de Jaraguá do Sul
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul (SC) começa a analisar projeto de lei que trata sobre a regulamentação do uso de dinheiro público para ações de publicidade e comunicação no Município de Jaraguá do Sul. A proposta é assinada pelos vereadores Sirley Schappo, Rodrigo Livramento, ambos do NOVO, e por Jeferson Cardozo (PSL).
O objetivo é dar mais transparência às despesas dos órgãos municipais com as propagandas em veículos de comunicação como jornais, rádios, sites, redes sociais e televisão. Estas regras valem para prefeitura, fundações, autarquias e Câmara de Vereadores.
Caso o projeto seja aprovado, os órgãos municipais só poderão usar dinheiro público em campanhas e anúncios publicitários de caráter educativo, informativo ou de orientação sobre saúde, educação, direitos sociais, meio ambiente, segurança e demais questões que são obrigatórias por lei.
As publicações e propagandas também deverão trazer informações sobre o valor que a prefeitura gastou com este espaço na imprensa. Similar ao que é exigido, por exemplo, aos candidatos durante o período eleitoral.
“Desta forma, todo mundo terá conhecimento dos valores gastos com publicidade de forma fácil e clara. Acreditamos que os órgãos farão a gestão mais eficiente dos recursos. O objetivo final é diminuir os gastos com dinheiro público”, explicou a vereadora Sirley.
“O projeto também pretende evitar que o dinheiro da população seja usado para propagandas pessoais de políticos ou troca de favores. Ele garante o princípio de liberdade de imprensa”, complementou Livramento.
Limites e informações obrigatórias
• O valor pago pela publicação;
• O número da tiragem da publicação, quando se tratar de materiais que a prefeitura distribuir (como revistas de prestação de contas, banners, etc);
• O período de veiculação da campanha, quando se tratar de contratação por tempo determinado;
• As informações devem estar em tamanho de fácil visualização.
Na publicidade em sites na internet:
• O valor pago pela propaganda;
• O período de veiculação, quando se tratar de campanha por tempo determinado;
• Informações em tamanho adequado.
Propagandas em rádios, podcasts, carros de som e outros veículos sonoros, e publicidade na televisão e em vídeos:
• O valor pago pela propaganda;
• O período de veiculação, quando se tratar de campanha por tempo determinado.
Informações: gabinete dos vereadores da Bancada de Jaraguá do Sul