SUGESTÕES DA BANCADA DO NOVO FAZEM O RS AVANÇAR EM RANKING DA TRANSPARÊNCIA SOBRE CORONAVÍRUS

24 de junho de 2020

Ao longo das últimas três semanas, a Bancada do NOVO do RS na Assembleia apontou uma série de informações de interesse público relacionadas ao combate à Covid-19 que não vinham sendo disponibilizadas pelo governo do RS. Esses problemas fizeram com que o estado chegasse a figurar entre as últimas posições do ranking da Open Knowledge Brasil, uma instituição que analisa o grau de transparência das ações governamentais durante a pandemia.

Para melhorar o quadro, os deputados da Bancada Fabio Ostermann e Giuseppe Riesgo protocolaram o PL 112/20, que institui a Política Estadual de Transparência no Combate ao Coronavírus, com uma lista de sugestões de mudanças para facilitar e ampliar o acesso aos dados do governo.

Após o governo acatar as sugestões propostas pelos deputados, a atualização nos ajustes feitos no Painel Coronavírus RS agora traz novos dados, ampliação de outros já existentes, e a possibilidade de fazer o download das planilhas para o cruzamento de informações.

O resultado já aparece no boletim da Open Knowledge Brasil, publicado na quinta (4), onde aponta que o Rio Grande do Sul avançou 19 pontos no ranking e saltou da nona posição para a terceira sobre dados epidemiológicos da Covid-19.

“Com trabalho notável no uso de dados para enfrentamento à pandemia, o Estado foi o último sulista a subir para as primeiras posições do ranking” devido à “abertura de microdados e a reformulação do principal site de indicadores de Covid-19”, diz o texto divulgado pela organização.

Com a nova apresentação de dados, há maior clareza nas informações sobre testes, apresentação de microdados sobre contágio e ampliação do detalhamento de dados sobre pacientes.

Informação e transparência são fundamentais para o enfrentamento da pandemia e a rápida recuperação da economia com o retorno das atividades.

Receba nossas

novidades por

email!