Deputados do NOVO participam de entrega do relatório da CPI do BNDES ao Procurador Geral da República

21 de novembro de 2019

Foi entregue por parlamentares na última quarta-feira (20) ao Procurador Geral da República (PGR), Augusto Aras, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara que apurou irregularidades no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

 

O relatório, que tem 395 páginas, foi entregue pelos parlamentares que integraram a Comissão e aprovaram o texto final no mês passado, entre eles o deputado Vanderlei Macris (PSDB – SP), presidente da CPI do BNDES e os deputados federais do NOVO Adriana Ventura (SP), Alexis Fonteyne (SP), Paulo Ganime (RJ) e Vinicius Poit (SP).

 

Segundo o documento, há indícios de crimes de corrupção e formação de quadrilha no âmbito do banco, em operações para internacionalização e o financiamento de obras no exterior de grandes empresas como a JBS.

 

O relatório pede o indiciamento de 52 pessoas, entre ex-ministros da Fazenda, como Guido Mantega e Antônio Palocci, ex-presidentes e ex-diretores do BNDES e executivos de empresas como Odebrecht e JBS, que teriam feito operações suspeitas com o banco.

 

A lista de indiciamentos chegou a contar com os nomes dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, mas a inclusão deles no rol de suspeitos acabou sendo derrotada na votação do relatório final da CPI. Outras nove pessoas também tiveram seus nomes retirados.

 
 

Informações: Agência Brasil

 

 

Foto: Guilherme Leporace / Agência O Globo

 

Receba nossas

novidades por

email!