Palácio das Mangabeiras é aberto ao público com a 25ª edição da CasaCor MG e recebe R$ 10 milhões da iniciativa privada para revitalização

29 de agosto de 2019

Casacor, a maior mostra de arquitetura no Brasil, abre sua 25ª edição no Palácio das Mangabeiras, antiga residência oficial dos governadores de Minas Gerais. Situado na Zona Sul de Belo Horizonte, o local será, a partir de agora, utilizado como espaço cultural.

 

“Estamos fazendo uma contrapartida de recuperação de bens históricos tombados. O acervo desta casa tem valor incalculável e está sendo recuperado com base na importância histórica dos ativos. Eventualmente, teremos eventos pagos, mas a ideia é que tenhamos uma sustentação econômica para o local, administrado pela Codemge”, reforçou o secretário de Cultura, Marcelo Matte, destacando que pelos próximos seis meses a manutenção do Palácio ficará a cargo da CasaCor.

 

 

O objetivo é que o local tenha custo zero para o Estado. “Ainda não entregamos ao público. Mas 99% dos mineiros não o conhecem. Sou da opinião de que o governador é um servidor público. Precisamos enterrar a ideia de que o tratamento tem que ser como o da nobreza. O povo mineiro tem que estar aqui, aproveitar o imóvel. E o mais importante é não custar nada aos cofres públicos”, destacou o governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), que abriu mão de morar no local.

 

O imóvel já recebeu investimentos de aproximadamente R$ 10 milhões nas obras de revitalização. Ao mesmo tempo que o estado economiza recursos, a parceria com a Casacor Minas estará fomentando a cultura e o turismo, por meio do investimento privado na manutenção do patrimônio.

 

A mostra será realizada entre os dias 03 de setembro e 13 de outubro e contará com 58 ambientes, assinados por 92 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagistas.

 

Um NOVO Brasil já começou.

 
 

Informações e vídeo: Hoje em Dia e O Tempo

 

Imagem: Patrícia Santos Dumont

 

Receba nossas

novidades por

email!