Romeu Zema e governadores do Sul e Sudeste criam consórcio

19 de março de 2019

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), organizou no último dia 16/03 um encontro com governadores das regiões do Sudeste e Sul para discutir a Reforma da Previdência e o endividamento público dos estados. O encontro contou com a presença de seis governadores. Além de Zema e do vice-governador de Minas, Paulo Brant, também participaram Renato Casagrande, do Espírito Santo; Wilson Witzel, do Rio de Janeiro; Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul; Carlos Moisés, de Santa Catarina; e João Doria, de São Paulo. O representante do Paraná não compareceu por problema de agenda.

 

Segundo nota do governo, “A iniciativa do governador de Minas de reunir os estados mais atingidos pela crise financeira, sobretudo aqueles que enfrentam um desequilíbrio na Previdência, é mais uma oportunidade para compartilhar ideias e decisões sobre os projetos de âmbitos estaduais e nacionais – tendo em vista que, mensalmente, os chefes do Executivo participam do Fórum de Governadores”.

 

Em pauta, discutiu-se sobre o ressarcimento de perdas pelas Lei Kandir (que isenta do tributo ICMS os produtos e serviços destinados à exportação), o endividamento das contas públicas, a Reforma da Previdência e a votação no Supremo Tribunal Federal (STF), da ação que questiona a constitucionalidade de artigo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que permite a exoneração de servidores concursados em caso de necessidade de reduzir a folha de pagamentos.

 

 

Como resultado deste encontro, foi criado o COSUD – um Consórcio Sul Sudeste entre os sete estados dessas regiões, que reúne 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O objetivo do COSUD é integrar esforços em dez áreas comuns: segurança, saúde, educação, turismo, sistema prisional, logística/transporte, combate ao contrabando, desburocratização, desenvolvimento econômico e inovação e tecnologia. “A criação do consórcio é uma maneira de reunir grupos com identidades comuns do ponto de vista socioeconômico e trabalhar pautas de interesse dos estados e consequentemente do Brasil”. Afirma o governador.

 

O COSUD é o resultado da iniciativa entre líderes na reestruturação e no equilíbrio econômico e político do sul e do sudeste, podendo transformar-se em referência para outros estados brasileiros.

 

 

 

Receba nossas

novidades por

email!