Vereador do NOVO, Jonas Dalagna, protocola projeto que garante transparência à cobrança do IPTU em Canoas

14 de janeiro de 2021

Um Projeto de Lei protocolado pelo vereador Jonas Dalagna (NOVO), Institui a Política de Transparência na cobrança do IPTU no Município de Canoas. Se aprovado, as guias de arrecadação do IPTU deverão conter a fórmula de cálculo utilizada para se obter o valor final do tributo e informações sobre eventuais dívidas do imóvel, assim como as providências necessárias para sua regularização.


Segundo o projeto, a Secretaria da Fazenda do Município deverá ainda divulgar na própria guia do IPTU e em seu portal oficial as instruções de como o cidadão pode contestar o valor final do tributo, o valor arrecadado e o percentual de inadimplentes verificados naquele bairro no exercício anterior.


Todas as informações deverão ser disponibilizadas via internet, para consulta de todos os contribuintes. O portal também deverá oferecer uma ferramenta que permita o cálculo do valor aproximado do IPTU por inscrição.


Contamos com a experiência do Vereador de Porto Alegre Felipe Camozzato, também do Partido NOVO, que apresentou projeto semelhante em 2019 tendo sido aprovado por unanimidade.


Desta forma esse PL tem o objetivo de tonar a cobrança do IPTU mais clara, através da disponibilidade de dados, o cidadão Canoense poderá contestar valores e cobrar o retorno em serviços no seu bairro, baseado em dados reais de arrecadação, comenta Jonas Dalagna.

Receba nossas

novidades por

email!