Vereador Alisson encontra inconsistências nos grupos de vacinação de Joinville em ato de fiscalização

21 de maio de 2021

O vereador Alisson apresentou uma moção ontem (18/5) na Câmara de Vereadores de Joinville apontando possível inconsistência na elaboração dos grupos prioritários do plano de imunização contra COVID-19 para pessoas com deficiência permanente.

A investigação teve início quando o vereador foi procurado por cidadãos com deficiência que esperavam ser vacinados na atual fase, mas que devido aos requisitos de priorização adotados pelo Governo do Estado, deverão aguardar o grupo geral por idade. Em consulta à Secretaria de Saúde do município, identificou-se que a problemática é a utilização do BPC como critério para a priorização, muitos cidadãos possuem deficiências permanentes e incapacitantes, mas não usufruem do benefício. Na visão do vereador a adoção deste critério acaba gerando segregação e excluindo diversas pessoas com deficiência que estariam aptas a serem imunizadas.

“Imaginem uma mulher de 25 anos com mielomeningocele, cadeirante com acometimento de abdômen e diafragma, mas sem outras doenças como diabetes ou hipertensão, que trabalha e recebe um salário de R$ 3.000,00, que está exposta diariamente a possíveis contaminações. Com esta regra ela só terá acesso à vacina em conjunto com o público geral”, citou Alisson.

O Governo do Estado, que é quem determina o critério para a vacinação. A inclusão destes grupos no atual estágio da vacinação se justifica pois doenças neurológicas permanentes incapacitantes, como atrofia muscular espinhal, distrofia muscular, mielomeningocele e outras causam problemas respiratórios variados, tornando essas pessoas pertencentes aos grupos de risco.

Após o pedido da moção do vereador Alisson, a solicitação foi atendida e a vacinação já está ocorrendo conforme o plano de vacinação contra COVID-19 para os grupos prioritários.

Com informações do gabinete do vereador Alisson Julio

Foto: divulgação/O Mirante Joinville

Receba nossas

novidades por

email!