Thomaz Henrique apresenta proposta para combater a evasão escolar em São José dos Campos

8 de junho de 2021

A Educação no Brasil enfrenta vários problemas, mas pouco de se fala de outro tema muito importante, e que será um grande desafio em tempos de pandemia: a evasão escolar.

Em São José dos Campos, as escolas ficaram fechadas e o muitos alunos permanecem apenas pelo ensino remoto. Por esse problema, o vereador do NOVO em São José dos Campos, Thomaz Henrique, protocolou o Projeto de Lei 337/2021, que institui a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e à Evasão Escolar.

A proposta de Thomaz define princípios e ações para a formulação e implementação de políticas públicas para evitar que os alunos deixem de frequentar o ambiente escolar. Entre essas ações estão a expansão do número de escolas integrais em São José dos Campos; criação de vínculo entre a família e a escola, através de atividades; foco em currículos complementares com integrações e aulas interativas; promover ações que estimulem a participação dos alunos nas turmas e simulação de autonomia dos alunos na construção de um ambiente escolar; promover visitas aos alunos evadidos como forma de incentivar o seu retorno escolar; uso de mecanismos de incentivo para escolhas certas; conversas para conscientização e combate às causas sociais sobre evasão; identificar as famílias que necessitem de apoio financeiro para suporte entre outras medidas.

Para o dinamismo da Política, segundo o projeto, serão empreendidos esforços para atuação conjunta entre diferentes órgãos municipais, estaduais e federais, bem como entidades não-governamentais, da sociedade civil.

Segundo o vereador, as despesas decorrentes da execução da lei, caso seja aprovada, correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Acesse aqui a íntegra do texto.

Informações: gabinete do vereador Thomaz Henrique

Foto: Flávio Pereira/CMSJC

Receba nossas

novidades por

email!