Sancionado o projeto de Mauricio Scalco que dá mais transparência ao IPTU de Caxias do Sul

18 de agosto de 2021

A base do IPTU em Caxias do Sul é calculada sobre o valor venal do imóvel – uma estimativa de preço que o governo municipal determina para o bem. A partir desta base são inseridas as alíquotas, que podem ser progressivas, a depender do valor venal, e variam de acordo com a localização do imóvel e sua destinação.

Para maior transparência sobre o cálculo do valor a ser pago no IPTU, o vereador do NOVO Mauricio Scalco apresentou um projeto que busca deixar claro para o contribuinte todas essas informações.

O projeto já foi aprovado e sancionado pela prefeitura.
A partir de agora, o contribuinte que tiver alguma discordância referente ao valor cobrado, poderá contestar e pedir revisão a partir das orientações que estarão informadas no próprio carnê do IPTU.


Além dos valores discriminados, as pendências de pagamentos também serão informadas no carnê e como regularizá-la.

“É menos burocracia e mais informação. Sabendo o valor arrecadado no seu bairro, você poderá cobrar do poder executivo as melhorias que são necessárias na sua região”, enfatizou Scalco.

A Prefeitura informou que a implantação destas informações no carnê será efetivada assim que os recursos tecnológicos forem implementados, previstos para 2022/2023.

#NOVOnaPrática

Imagem: divulgação

Receba nossas

novidades por

email!