Romeu Zema sanciona a reforma administrativa. Economia para o Estado será de R$ 900 milhões em quatro anos

5 de junho de 2019

O governador de Minas gerais, Romeu Zema (NOVO) assinou no último dia 30/05 a sanção do projeto de lei que reestrutura o Estado – a reforma administrativa. Com a medida, o Governo de Minas dá mais um passo na tentativa de atenuar o severo déficit fiscal do Estado.

 

As secretarias de Estado serão reduzidas de 21 para 12, ou seja, um corte de 42%. Também consta na reforma a redução do número de cargos comissionados.

 

“Esse é só um passo que damos para enfrentar a difícil realidade financeira do Estado. Agradeço aos deputados pela aprovação. Teremos um horizonte de medidas duras para melhorar a qualidade de vida dos mineiros”, afirmou o governador.

 

A reforma contou com alguns vetos. Um deles foi o dispositivo que previa a reserva de 50% a 70% dos cargos de recrutamento amplo para servidores efetivos, por secretaria.

 

O Estado já dispõe de outros mecanismos de valorização do servidor de carreira, como as funções gratificadas (FGD’s), os cargos de provimento específico e as funções especiais. Ademais, a existência de cargos de livre nomeação é importante para que o governo traga novos talentos para funções temporárias, oxigenando a gestão e suprindo eventuais lacunas existentes entre os servidores de carreira.

 

A economia, em quatro anos, será de R$ 900 milhões. A proposta foi enviada pelo Executivo à Assembleia Legislativa, que a aprovou. Aos poucos, com boa gestão e focando nas prioridades, Minas vai saindo do vermelho.

 

#NOVOnaPrática

 

Informações: Agência Minas

Foto: Reprodução/TV Globo

 

Receba nossas

novidades por

email!