Edital – Eleições 2022

PROCESSO SELETIVO PARA DEPUTADOS FEDERAIS, ESTADUAIS E DISTRITAIS

Recomendamos a leitura atenciosa e na íntegra antes da inscrição

 

  

INTRODUÇÃO

Este é o edital para o processo de seleção e formação de futuros pré-candidatos a Deputados do NOVO para as eleições de 2022.

Este processo seletivo é aberto para todos que desejam se tornar postulantes às pré-candidaturas de Deputados Federais, Estaduais e Distritais, nos locais abaixo listados:

1.Alagoas

2.Amazonas

3.  Bahia

4. Ceará

5. Distrito Federal

6. Espírito Santo

7. Goiás

8. Maranhão

9. Mato Grosso

10. Mato Grosso do Sul

11. Minas Gerais

12. Pará

13. Paraíba

14. Paraná

15. Pernambuco

16. Piauí

17. Rio de Janeiro

18. Rio Grande do Norte

19. Rio Grande do Sul

20. Santa Catarina

21. São Paulo

O Processo Seletivo consiste na seleção de postulantes ao Curso de Formação de Candidatos promovido pela Fundação Brasil Novo.

O Diretório Nacional definiu como estratégia para as eleições de 2022 a formação de uma nominata competitiva de DEPUTADOS FEDERAIS, tendo como prioridade a ampliação da bancada na Câmara Federal.

A composição das chapas de DEPUTADOS ESTADUAIS será avaliada e definida pelas convenções estaduais de acordo com a quantidade mínima de DEPUTADOS FEDERAIS formados e aprovados, suas localidades e perfis de cada um. Portanto, não há garantia de nominatas para Deputados Estaduais.

O Distrito Federal, excepcionalmente, terá sua formação de nominata de DEPUTADOS DISTRITAIS desvinculada da nominata de DEPUTADOS FEDERAIS.

COMITÊ DE AVALIAÇÃO

Para a realização desse processo foi instituído um Comitê de Avaliação, que será a autoridade partidária responsável pela condução do processo seletivo em todos os estados. Esta comissão será composta por membros do Diretório Nacional, dos Diretórios Estaduais e Órgãos Partidários, e terá como função:

– Avaliar participações de postulantes;

– Divulgar o resultado do processo seletivo;

É vedada a nomeação ou permanência de membro para o Comitê de Avaliação e grupo de avaliadores que possua parentesco até segundo grau ou cônjuge com qualquer participante inscrito. No caso de ocorrer a descoberta de candidatos nesta situação e que já estejam participando do processo seletivo, estes terão a sua inscrição cancelada. A participação como membro do Comitê de Avaliação impede a inscrição no processo seletivo.

Observação : O processo seletivo e as convenções estaduais visam o interesse e a estratégia do NOVO para identificar, selecionar, capacitar e apresentar à população a melhor nominata que for possível, em acordo com os valores, o estatuto, as resoluções, compromissos partidários e as diretrizes partidárias para as eleições 2022. Para tanto, o Comitê de Avaliação, os membros das convenções estaduais, dos diretórios municipais, estaduais e da nacional estarão atentos aos riscos. É importante destacar que os filiados do NOVO também devem participar do monitoramento dos futuros postulantes, e podem entrar em contato com os órgãos do partido a qualquer momento.

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

I – Estar em pleno gozo de seus direitos políticos;

II –  Preencher as determinações e ter conhecimento do Estatuto do NOVO (www.novo.org.br/estatuto), das Leis 9.504/97, 9.096/95, 13.487/17, 13.488/17, da Emenda Constitucional 97/17, das Resoluções do TSE e demais legislações aplicáveis;

III – Não ter nenhuma condenação pela Comissão de Ética Partidária do NOVO;

IV – Não ser dirigente nem ocupar qualquer cargo nos órgãos partidários;

COMUNICAÇÃO

A comunicação do processo será de mensagens eletrônicas para o endereço fornecido pelo inscrito em seu cadastro de inscrição. O endereço eletrônico fornecido é de inteira responsabilidade do candidato.

Reforçamos o parágrafo anterior, comunicando que os participantes devem ter atenção aos seus e-mails, caixas de spam e a manutenção da atualização do e-mail no cadastro pois esta será a principal forma de comunicação do Comitê com o participante ao longo de todas as etapas.

INSCRIÇÃO

A inscrição completa consiste em:

1. Preenchimento do formulário de cadastro;

2. Teste de Alinhamento; 

3. Vídeo de Apresentação;

*Participantes do processo seletivo que já tenham disputado eleições pelo NOVO ficam dispensados do Teste de Alinhamento e do Vídeo de Apresentação, e seu formulário de cadastro será adaptado para avaliação diferenciada, tendo como foco as campanhas anteriores.

 

I – Sobre o FORMULÁRIO DE CADASTRO:

Serão solicitadas informações pessoais, profissionais e redes sociais ativas.

Atenção: não deixem as redes sociais privadas. Deixem abertas para avaliação do Comitê.

No caso específico daqueles que já tenham disputado eleições pelo NOVO, serão solicitadas informações sobre a última campanha realizada pelo participante.

II – Sobre o TESTE DE ALINHAMENTO:

O teste será composto por 52 questões divididas em 5 eixos:

1. Política

2. Estado

3. Economia

4. Sociedade

5. Justiça

Cada questão corresponde a uma afirmação, que deverá ser respondida de acordo com as convicções do participante (concordo totalmente, concordo parcialmente, não tenho opinião formada, discordo parcialmente, discordo totalmente).

III – Sobre o VÍDEO DE APRESENTAÇÃO:

Neste ponto da Etapa I, o candidato deverá incluir um link do Youtube com seu vídeo contendo no máximo 2 minutos e responder as seguintes perguntas:

– Por que você quer se lançar candidato nessas eleições?

– Em suas palavras, qual seria o diferencial de ser candidato pelo NOVO?

– Quais serão as duas principais bandeiras de sua campanha e por quê?

O vídeo é a oportunidade de você se apresentar através da exposição da sua imagem e eloquência. Recomendamos que planeje seu vídeo, o formato, o local e como irá se apresentar.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

– O vídeo pode ser inserido como não listado ou público e recomendamos que após o período da 1ª Etapa seja excluído.

– Não leia roteiros, nem use apresentações em powerpoint ou vídeos de terceiros.

– Não envie vídeos com mais de 2 (dois) minutos. Realize a síntese das suas respostas e apresentação dentro deste período de tempo;

– Vídeos que não contenham as respostas para as 3 (três) perguntas acima também serão desconsiderados;

– A avaliação do candidato inclui, além do Teste de Alinhamento, a avaliação conjunta do Formulário de Inscrição e Vídeo, logo, evite informações redundantes para que você possa otimizar e melhor utilizar o tempo previsto;

– Verifique e preste atenção para que seu vídeo esteja dentro do tempo e com áudio e vídeo da maneira desejada.

– Não há necessidade de edição, ou gravação em estúdio, concentre-se no conteúdo e na mensagem que gostaria de transmitir.

IV – Sobre A AVALIAÇÃO:

Os participantes serão avaliados pelos membros do Comitê de Avaliação de acordo com os seguintes critérios:

1. No FORMULÁRIO DE CADASTRO: análise da formação, histórico e experiência profissional/social;

2. No TESTE DE ALINHAMENTO: análise dos posicionamentos e aderência aos princípios e valores do NOVO;

3. No VÍDEO DE APRESENTAÇÃO : eloquência, capacidade de síntese, desenvolvimento e organização do conteúdo.

O resultado da avaliação será enviado exclusivamente para o e-mail do participante e enviado pelo comite@novo.org.br em até 30 dias após a conclusão das três etapas (formulário de cadastro, teste de alinhamento e vídeo de apresentação), informando o participante de sua APROVAÇÃO ou REPROVAÇÃO.

Uma vez APROVADO, o participante estará apto a participar do CURSO DE FORMAÇÃO DE CANDIDATOS, mediante abertura de turmas, disponibilidade de vagas e de acordo com o ranking interno estabelecido pela nota final e data de inscrição de cada participante.

OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE : Não realizaremos divulgação das justificativas do resultado ou as avaliações do Comitê de Avaliação.

As inscrições para o processo serão encerradas no dia 15/12/2021.

CURSO DE FORMAÇÃO DE CANDIDATOS

Para participar do Curso de Formação de Candidatos, é necessário estar filiado ao NOVO e em dia com suas obrigações.

I – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

O curso será dividido em dois blocos de conhecimentos e será promovido pela FUNDAÇÃO BRASIL NOVO:

BLOCO 1 – Online (Aulas ao vivo/ EaD) – 45H

Ao longo de 7 semanas, serão 7 horas de aulas dividimos em dois dias da semana, preferencialmente de 18:30 às 22:00. As aulas serão gravadas e poderão ser assistidas em outro horário, mas será cobrada a presença de 50% em aulas ao vivo. As turmas serão limitadas para até 60 participantes e serão formadas de acordo com performance e data de inscrição.

Escopo:

– Ciência Política: Teoria e Aplicações

– Liderança, Ética e Responsabilidade

– Legislação Eleitoral

– Planejamento de Campanha

– Princípios de Economia

– Instituições Públicas e os Três Poderes

– Estudos de Políticas Públicas

BLOCO 2 – EaD (Aulas gravadas) – 21H

Os participantes poderão assistir as aulas no horário que desejarem.

Escopo:

– Educação

– Saúde

– Segurança

– Infraestrutura

– Agronegócio

– Meio Ambiente

– Emprego e Renda

– Assistência Social

Participantes que possuam conhecimento prévio, acadêmico ou profissional, sobre quaisquer dessas áreas, poderão solicitar a validação das matérias ao Comitê de Avaliação mediante comprovação.

II – INVESTIMENTO

O valor total do CURSO DE FORMAÇÃO DE CANDIDATOS é de R$ 750,00. Participantes que já tenham concorrido previamente em eleições pelo NOVO terão desconto de 30%.

O participante poderá pagar via cartão de crédito ou boleto bancário. O cartão de crédito precisa ser do mesmo CPF do participante.

O pagamento poderá ser parcelado em até 4 vezes sem acréscimo. Em caso de desistência o valor será cobrado integralmente.

III – AVALIAÇÃO FINAL

A turma do participante será acompanhada por um grupo de mentores que serão responsáveis por analisar e orientar os alunos durante a participação nas aulas e atividades propostas como organização de eventos, publicações em redes sociais, dentre outras.

Para a avaliação final, o participante deverá solicitar ao Comitê de Avaliação a apresentação de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que consistirá em uma apresentação de 30 minutos com mais 30 minutos para perguntas e respostas. A apresentação será por vídeo conferência.

O resultado da Avaliação Final será divulgado até 5 dias após a apresentação do TCC, e sendo o participante aprovado, terá direito a um CERTIFICADO emitido pela FUNDAÇÃO BRASIL NOVO.

Para a emissão do CERTIFICADO, o participante deverá assinar o Termo de Compromisso Legislativo.  

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ressaltamos que a inscrição no processo é voluntária e não é garantia de aprovação da candidatura para as eleições de 2022, que será definida pela convenção estadual de cada estado e do distrito federal.

O candidato poderá interromper a sua participação no processo seletivo a qualquer momento, mediante solicitação por e-mail para o Comitê de Avaliação (comite@novo.org.br). Confirmada a interrupção, o participante não poderá voltar atrás.

As informações do candidato e sua performance são sigilosas, não serão divulgados contatos dos participantes para terceiros.

Os participantes apenas tornam-se pré-candidatos após o requerimento de pré-candidatura de acordo com o Estatuto do NOVO. Antes disto, são participantes do processo seletivo.

A eliminação ou desistência do participante, em qualquer etapa do processo, não implicará em devolução dos valores que serão pagos a título de doação ao NOVO e servirão para cobrir os custos do processo. Importante que os participantes mantenham a situação regular das contribuições financeiras como filiado durante todo o processo.

Para se tornar candidato e participar das convenções eleitorais o filiado precisa estar com todas as contribuições de filiações pagas.

Importante: Conforme parágrafo único do artigo 12 do Estatuto do NOVO, para que o filiado participe da convenção que define as candidaturas, não deve ter qualquer contribuição com mais de 45 dias vencida. Isto vale para qualquer período em que esteve filiado ao partido.

 

O NOVO não é responsável por qualquer impedimento do participante em se candidatar pelo próprio NOVO ou por outro partido em caso de reprovação no processo seletivo ou na convenção estadual.

Servidores públicos devem verificar o próprio período de desincompatibilização para candidatura, não é responsabilidade do partido tal conferência.

As convenções têm suas prerrogativas, termos e responsabilidade para análise e aprovação das nominatas, conforme previsão estatutária e a legislação pertinente.

Após aprovação e ao se tornar candidato, o  NOVO não é responsável pela arrecadação e gastos de campanha  dos candidatos.

Para que o presente processo seja efetivo e cumpra seus objetivos, o Diretório Nacional poderá alterar as datas acima estabelecidas.

Casos de exceção e situações omissas neste edital serão analisados e decididos pelo Comitê de Avaliação.

Todas as etapas, prazos, avisos, atualizações e informes oficiais serão divulgados para os endereços eletrônicos (e-mail) previamente informados pelos participantes, pelo sitio do partido (novo.org.br).

Formulário disponível no menu lateral do Espaço NOVO

Receba nossas

novidades por

email