O NOVO

POSICIONAMENTOS

POLÍTICA

Acreditamos na necessidade de uma reforma política que deve se dar pelas vias institucionais. É necessária a construção de uma alternativa segura e sem rupturas institucionais, mediante formatação de um processo legislativo constituinte autônomo e exclusivo, que permita a discussão acerca do tema em um ambiente menos permeável aos interesses diretos da classe política tradicional.


fundo-pratidario

FUNDO PARTIDÁRIO

O NOVO é o único partido que não usa o dinheiro público advindo do Fundo Partidário ou de qualquer outra origem, para manter-se e para financiar suas campanhas. Somos contra o financiamento de campanhas políticas e partidos com recursos públicos. Acreditamos que partidos políticos devem ser financiados por aqueles que compartilham de seus valores e ideais.
PACTO-FEDERATIVO-v2

PACTO FEDERATIVO

Somos favoráveis à revisão completa do Pacto, uma vez que defendemos a devolução dos poderes e das respectivas decisões sobre políticas públicas e legislações aos estados/municípios, com o mínimo da interferência do ente federativo superior (princípio da subsidiariedade). Os recursos provenientes dos impostos devem ser utilizados localmente, e também deve ser local à responsabilidade e decisão sobre as políticas públicas.
candidatura-indepedente-4

CANDIDATURA AVULSA

Somos favoráveis a candidaturas independentes.
voto-facultativo-2

VOTO FACULTATIVO

Somos favoráveis ao voto facultativo.
coligacoes-2

COLIGAÇÕES

A coligação está prevista no Estatuto do NOVO, contudo não identificamos outro partido que defenda princípios e valores convergentes, ao ponto de realizarmos coligações. Também entendemos que coligações não devem ter como objetivo trazer benefícios públicos aos partidos como tempo de televisão, divisão de fundo partidário, entre outras manobras.
voto-distrital

VOTO DISTRITAL

Somos favoráveis ao voto distrital. A orientação pelo modelo distrital puro ou misto é tema de livre posicionamento dos filiados, mandatários e candidatos.

ECONOMIA – CRESCIMENTO E EMPREGO

Acreditamos em um Estado Democrático que preserve as liberdades individuais, incentive o empreendedorismo e a concorrência no livre Mercado. Nós, brasileiros, ainda não atingimos a liberdade econômica, daí a razão do crescente desemprego no país. Temos que priorizar a retomada da economia com mais liberdade para o empreendedorismo, menos burocracia e menos impostos. Esse ambiente também será favorável para geração de mais empregos.

reforma-tributacao-2

REFORMA TRIBUTÁRIA

Defendemos a simplificação da legislação vigente, visando a diminuição da quantidade de impostos e a sua carga. Esta simplificação também reduzirá os custos de fiscalização, o tamanho da máquina estatal e a judicialização, além de eliminar intermediários que elevam o custo de produção.
reforma-previdencia-social-5

REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Somos favoráveis a uma ampla reforma da Previdência para a diminuição do rombo das contas públicas atuais e para que a conta não seja repassada para as próximas gerações. Defendemos a liberdade do cidadão investir o fruto do seu trabalho da maneira que acredita para receber melhores rendimentos, ao invés de ser compulsoriamente taxado no consumo e em sua renda.
reforma-trabalhista-2

REFORMA TRABALHISTA

Somos favoráveis à livre negociação entre empresas e cidadãos na relação do exercício da profissão e à flexibilização das jornadas de trabalho. Somos contra impostos sindicais obrigatórios, fixação de piso salarial e de salário mínimo obrigatório.
privatizacoes-2

PRIVATIZAÇÕES

Somos favoráveis às privatizações. Não acreditamos ser função do Estado gerir nenhum tipo de empresa. Entendemos que o Estado deva priorizar desenvolver políticas públicas focadas em saúde, educação e segurança nacional.
subsidios-isencoes-fiscais-2

SUBSÍDIOS E ISENÇÕES FISCAIS

Somos contrários a favorecimentos e subsídios concedidos pelo Estado, sejam eles personalistas, setoriais, temporais ou de qualquer outra natureza. Acreditamos na igualdade de oportunidade e no livre mercado.

EDUCAÇÃO

Defendemos a educação básica como um direito essencial, já que é a principal responsável em gerar melhores oportunidades a todos. O sucesso econômico e o desenvolvimento do país está ligado diretamente à educação básica de qualidade. É a principal chave para a melhoria da qualidade de vida, pois só com educação os indivíduos se tornam independentes e, consequentemente, aptos a cresceram como cidadãos, pelo próprio mérito.

universidade-publica

UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Acreditamos em universidades públicas, mas que não precisam necessariamente ser gratuitas. Acreditamos que os esforços devem ser focados na educação básica de qualidade.
doutrinacao-escolar

DOUTRINAÇÃO NAS ESCOLAS

Somos contrários à doutrinação nas escolas. Entendemos que o problema está relacionado à centralização das decisões sobre políticas educacionais no âmbito federal e ao escopo de atuação do MEC. O Brasil é um país continental, por isso defendemos que os Estados, Municípios e comunidades de bairros tenham maior participação sobre a grade curricular das unidades públicas de educação, de acordo com a cultura e costume regionais.

SEGURANÇA

Baseado nos princípios de liberdade, justiça e oportunidade para todos, acreditamos ser essencial que as crianças estejam seguras e que os cidadãos andem sem medo e sem se sentirem reprimidos pela violência.

desarmamento

ESTATUTO DO DESARMAMENTO

Nos posicionamos contra o Estatuto do Desarmamento. Os indivíduos devem ter liberdade e responsabilidade sobre seus atos e possibilidade de escolha de como defender sua própria vida.

OUTROS

homoafetivo-200x200

UNIÃO CIVIL ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO

Somos favoráveis à liberdade das pessoas em escolherem como desejam e com quem querem se relacionar e terem seus direitos civis garantidos e em condições de igualdade.
aborto

ABORTO E LEGALIZAÇÃO DE DROGAS

Tema de livre posicionamento pelos filiados, mandatários e candidatos. Em acordo com os princípios da liberdade e responsabilidade, estimulamos que a discussão sobre este tema saia da esfera federal e seja conduzida nos Estados e Municípios, dando oportunidade para a comunidade local participar da decisão.
politica-de-cotas

POLÍTICA DE COTAS

Acreditamos que as desigualdades devem ser combatidas nas suas origens, através da possibilidade de condições para cada um desenvolver o seu potencial. Há uma necessidade de migração gradual da política atual de cotas para o modelo meritocrático e de melhores oportunidades, através da educação básica de qualidade.