PIB de Minas cresce 7,3% no segundo trimestre de 2022 – 6 vezes mais do que o PIB nacional

20 de setembro de 2022

É a quinta alta consecutiva no desempenho econômico de MG, de acordo com a Fundação João Pinheiro.

A economia mineira cresceu, percentualmente, seis vezes mais do que a nacional no segundo trimestre de 2022. O Produto Interno Bruto (PIB) do estado teve alta de 7,3%, em comparação com o primeiro trimestre. Já o PIB do Brasil subiu 1,2% no mesmo período. É a quinta alta consecutiva no desempenho econômico de Minas Gerais, de acordo com a Fundação João Pinheiro.

No acumulado do ano, a atividade econômica em Minas registrou um aumento de 4,1%. O percentual também é maior do que o brasileiro, que cresceu 2,5% em 2022. A atividade econômica mineira não só retomou como superou os índices pré-pandemia.

O que impulsionou estes números, segundo a Coordenação de Contas Regionais da FJP, responsável pelo cálculo do PIB de Minas Gerais, foi o crescimento do volume de produção nas atividades agropecuárias, das indústrias extrativas e do conjunto de serviços privados, com exceção do comércio e transportes. A agropecuária foi o setor que mais impulsionou o resultado mineiro, com uma alta de 11,8% na comparação entre os dois trimestres e 14,6% neste ano. No cenário nacional, o destaque foi o setor de serviços, que variou positivamente 4,1%.

O PIB mineiro no segundo trimestre de 2022 foi estimado em R$ 244,4 bilhões e representou 10,2% do PIB nacional. Segundo o governo de Romeu Zema (NOVO), estes resultados sinalizam a relevância que a economia mineira vem ganhando no contexto brasileiro. Em 2021, Minas teve a maior participação do PIB do Brasil em 20 anos: 9,3%, com expansão de 5,1% em comparação com 2020. Em 2020, ficou em 9%, e em 2019, foi de 8,8%.

Café alavancou

A cafeicultura foi a principal responsável pelo resultado da agropecuária de Minas. O grão de café representa 34,9% do valor de produção da agricultura mineira, além de ter colheita relevante no segundo trimestre. Vale ressaltar também que, no caso de Minas Gerais, as quatro principais culturas com importância no resultado agregado (café, soja, cana-de-açúcar e milho) apresentaram ganhos de produtividade e aumento no volume de produção em 2022.

Minas nos trilhos


Os resultados do segundo trimestre reforçam que a economia de Minas Gerais está ganhando mais relevância no contexto brasileiro durante a gestão de Romeu Zema (NOVO). Em 2021, o estado teve a maior participação do PIB do Brasil em 20 anos. Após expansão de 5,1% em comparação com 2020, o PIB mineiro representou 9,3% do nacional. Em 2020, ficou em 9% e em 2019 foi de 8,8%.

Acesse a planilha da Fundação Joel Pinheiro para mais detalhes.

Receba nossas

novidades por

email!