Front Image

A inscrição nesse processo é voluntária e os nomes aprovados serão encaminhados para serem validados nas respectivas convenções para, posteriormente, serem encaminhadas ao órgão competente para final confirmação e posse, de acordo com o previsto  nos art. 35, I do Estatuto do NOVO.

Esse processo de seleção é exclusivo para postulantes à membros dos Diretórios Estaduais do NOVO, nos locais onde os mandatos estiverem se aproximando do termo final para a devida renovação da composição do órgão partidário.

Acesso ao formulário de inscrição no final do edital.

Front Image

Os interessados em participar do processo seletivo para os cargos de dirigentes dos Diretórios Estaduais do NOVO deverão preencher os seguintes pré-requisitos:

 

  • Ser Filiado ao NOVO por pelo menos 360 ( trezentos e sessenta ) dias para os cargos de Presidente e Vice-Presidente, e 180 ( cento e oitenta ) dias para os demais cargos.

  • Ter conhecimento do Estatuto do NOVO, das resoluções partidárias, dos termos de Compromisso de gestão e de Compromisso partidário, bem como das demais normas referentes ao NOVO publicadas no site do partido: www.novo.org.br, entrando no espaço NOVO e verificando nos comunicados.

  • Estar adimplente com as suas contribuições.

  • Ser pessoa de ilibada reputação, notória  visão política, aptidão para gestão e reconhecida identidade com os objetivos e princípios do Partido NOVO, vedada em qualquer hipótese a acumulação de cargos em mais de um Diretório;

  • Não ser mandatário do NOVO nem ter parentesco em primeiro grau ou ser cônjuge de mandatários ou candidatos do NOVO;

  • Não ter sido candidato, mandatário ou dirigente em outro partido nos últimos 05 (cinco anos);

  • Ter participado ativamente das atividades do NOVO.

 

Observação importante – Caso se constate, a qualquer tempo, a falsidade das informações de qualquer um dos  itens previstos no item 3º acima, o inscrito será considerado inidôneo e terá a sua inscrição cancelada. Caso já tenha ocorrido a posse essa será considerada nula de pleno direito e o nome do próximo mais votado na convenção será encaminhado, pelo Diretório originário, ao órgão partidário competente para seguir o procedimento de avaliação, substituição e posse.

Uma vez preenchido os requisitos acima, os pré-candidatos deverão promover a inscrição, por meio digital, no endereço oficial do respectivo Diretório, preenchendo o formulário que conterá o seguinte: (formulário em anexo)

  1. Nome completo:
  2. Idade:
  3. Endereço eletrônico:
  4. Escolaridade :
  5. Ocupação atual:
  6. Histórico Profissional:
  7. Habilidade de gestão que trarão contribuições no exercício da função:
  8. Link do perfil no Facebook e outras redes sociais
  9. Nome dos movimentos sociais/políticos dos quais participa ou participou
  10. Trabalhos realizados para o NOVO:
  11. Disponibilidade de tempo para ser voluntário do NOVO como membro do Diretório:
  12. Breve relato dos motivos que o levaram a participar desse processo:
  13. Cargo(s) que vai concorrer no processo seletivo:
  14. Foi mandatário em outro partido nos últimos 05 (cinco) anos?

 

Observação importante I – Em caso de informações incorretas ou realizadas de forma incompleta, a inscrição será automaticamente indeferida e, desta decisão, não caberá recurso.

COMUNICAÇÃO

  • Toda comunicação do NOVO com os inscritos nesse processo será realizada por meio do envio de mensagens eletrônicas para o endereço fornecido no formulário de inscrição. 

DATAS E PRAZOS PARA INSCRIÇÃO

  • As incrições estarão abertas na data da publicação deste edital e se encerrarão 1 dia antes da convenção estadual do corrente ano.
  • Cada participante receberá o seu resultado em até dois dias após o encerramento das inscrições. Os nomes dos aprovados serão encaminhados para os respectivos Diretórios.

AVALIAÇÕES E ENTREVISTAS

  • Os inscritos nos processos seletivos dos Diretórios Estaduais serão avaliados e selecionados pela seguinte comissão:  Presidente do Departamento de Apoio ao Mandatário, Presidente do Departamento de Apoio ao candidato, executivo do Diretório Nacional responsável pela área dos Diretórios e/ou assessoria de empresa contratada, por meio de análise e informações e, se necessário for, poderão solicitar a presença do candidato para entrevista na comissão.

  • Os candidatos serão avaliados por intermédio dos seguintes critérios:

 

  • A defesa dos valores do NOVO, das diretivas e posicionamentos partidários que serão avaliados dentro dos parâmetros que seguem:

  • Aderência ao disposto no estatuto e resoluções.
  • Manifestações e posicionamentos sobre temas que envolvam o NOVO.
  • Pessoa de ilibada reputação;
  • Histórico de atuação na vida profissional em acordo com as regras internas de funcionamento do NOVO, seus códigos, documentos, regimentos e forma de condução da instituição partidária;
  • Validar que os perfis dos postulantes concordam que o cargo é uma plataforma para consolidar as ideias, valores e projetos do NOVO e não utilizarão do cargo para promoção de projetos e/ou agendas pessoais;
  • Validar que os perfis dos postulantes concordam que o principal objetivo do NOVO é diminuir o tamanho do Estado, reduzir os privilégios e gastos dos órgãos de Estado; 

 

  • A experiência profissional e a capacidade de gestão por intermédio da avaliação do histórico dos postulantes de acordo com o que segue:
  • ser um profissional/líder com capacidade de inspirar, atrair talentos , formar e trabalhar em equipe;
  • ter demostrado uma carreira que demonstre estabilidade e entregas reconhecidas em seu histórico profissional;

 

Conhecimento e formação técnica profissional do postulante para ocupar um cargo dentro do órgão partidário.

Equilíbrio emocional e profissional para entender que o NOVO é uma instituição e não apenas uma legenda e capacidade para observar todos os ordenamentos existentes.

RESULTADO

  • O  resultado desse processo será enviado, por mensagem eletrônica, para o e-mail do participante, informando-o da sua aprovação ou não.
  • Da decisão que concluir pela aprovação ou reprovação no processo seletivo, não caberá recurso.

CONVENÇÕES

  • Os candidatos a membros do Diretório Estadual, aprovados no presente processo, terão seus nomes levados à Convenção Estadual, nos termos do Estatuto.

VOTAÇÃO

  • Cada diretório especificará o procedimento de votação para a sua convenção.

  • Caso a convenção deseje aprovar, por aclamação, todos os nomes dos aprovados no processo seletivo, será dispensado o processo de votação, de acordo com o previsto no art. 89, Parágrafo único do Estatuto do NOVO.

CONCLUSÃO

Concluída a votação na convenção, os nomes dos  candidatos  mais votados ou aclamados serão encaminhados para aprovação e eleição pelo Diretório Nacional. Resguardado o descrito no estatuto em seu artigo 31 inciso XXVIII.

Brasília, 27 de maio de 2019.