NOVO presta homenagem à Margaret Thatcher em seu 94º ano

18 de outubro de 2019

Margaret Thatcher foi a Primeira-Ministra que permaneceu mais tempo na função durante o século XX. Hoje, ela que também ficou conhecida como Dama de Ferro, estaria completando 94 anos.

⠀⠀
Em uma época onde as mulheres ainda tinham pouco espaço na política, Margaret Thatcher foi a 1ª mulher eleita como Primeira Ministra do Reino Unido, em 1979. Com a proposta de reverter as políticas intervencionistas colocadas em prática no pós-guerra pelo Partido dos Trabalhadores, Thatcher permaneceu por 11 anos no cargo.


⠀⠀
Após eleita, se manteve firme em suas posições e não cedeu às pressões de grupos de interesse, lobistas e sindicatos, em sua missão de liberar a economia do Reino Unido.


⠀⠀
Foi então que recebeu em tom pejorativo de um jornalista soviético o apelido Dama de Ferro. Porém, teve efeito contrário. Thatcher gostou e se identificou, utilizando na sua campanha eleitoral de 1979.


⠀⠀
A Inglaterra vivia quase 4 décadas de políticas baseadas no desenvolvimento econômico através do planejamento estatal, que restringiam cada vez mais a liberdade do cidadão, aumentavam a carga tributária, o desemprego, a inflação e o déficit.


⠀⠀
Margaret Thatcher implementou políticas baseadas no desenvolvimento econômico através do cidadão, devolvendo-os seu protagonismo e liberdade.


⠀⠀
Quando foi eleita, Thatcher tirou da bolsa um livro do economista liberal Friedrich von Hayek, pôs em cima da mesa e disse: “esse é nosso programa de governo”.


⠀⠀
Algumas das políticas adotadas para retomar a economia britânica foram:

 

 Reforma fiscal e redução da máquina pública
 Amplo programa de privatizações
 Reforma monetária, com controle da inflação
 Facilitou a vida de empreendedores e trabalhadores
 Fim de privilégios para empresas nacionais, cortando subsídios e políticas protecionistas

⠀⠀
Ao seguir essa agenda de reformas, foi possível colocar a situação econômica e social de volta no lugar.

 

O Reino Unido voltou a crescer e ocupar lugar de destaque na economia mundial. Atualmente, é ocupa altas posição em rankings de liberdade econômica, desenvolvimento humano e pib per capita.

⠀⠀
Além de todo trabalho feito no Reino Unido, teve papel fundamental na negociação de um acordo com Deng Xiaoping conhecido como “Um país, dois sistemas”, onde a China se comprometeu a não intervir na liberdade dos habitantes de Hong Kong e nem alterar o sistema econômico liberal vigente. O acordo passaria a valer a partir de 1997 e teria validade de 50 anos.

⠀⠀
A Dama de Ferro deixou um enorme legado e ainda continua inspirando o NOVO e milhões de brasileiros na constante busca pela liberdade.

 

Receba nossas

novidades por

email!