NOVO na Câmara se posiciona contra MP que concede privilégios a policiais civis do Distrito Federal

6 de maio de 2021

Foi aprovada em sessão da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (5), a Medida Provisória 1014/2020, que trata da estrutura básica da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A medida resulta de uma decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou inconstitucionais leis distritais que tratavam do assunto e determinou que fosse regulamentado pelo governo Federal.

Bancada do NOVO é favorável ao texto original da MP, mas votou contra o parecer apresentado pelo relator, que prevê gastos extras da corporação com a instituição de pagamento de assistência à saúde exclusiva a policiais civis do DF e seus dependentes.

A redação original da MP apresenta disciplinamento genérico e permite que o Governo do Distrito Federal faça alterações posteriormente. A bancada do NOVO é favorável à medida proposta originalmente.

Contudo, o texto votado em Plenário foi o parecer do deputado Luis Miranda (DEM/DF), que incluiu dispositivos reprovados pelos deputados do NOVO. Para a bancada do NOVO, arcar com pagamento de assistência à saúde para os dependentes dos profissionais não é uma medida razoável quando se considera a realidade do serviço público e a realidade do trabalhador brasileiro médio.

O deputado Tiago Mitraud (NOVO/MG) ressaltou que os policiais civis do Distrito Federal já são muito bem pagos e receberam aumento retroativo no ano passado, quando grande parte da população brasileira sofreu com perda de renda por causa da pandemia. “Conceder benefícios para a categoria é incompatível com a realidade pela qual o Brasil está passando”, destacou.

Mitraud frisou que o pagamento dos benefícios por meio do Fundo Constitucional do DF vai retirar verbas de outras áreas fundamentais para a corporação, como o pagamento do combustível para as viaturas, aquisição de novos veículos para os policiais ou equipamentos para aprimorar o trabalho dos peritos. “O relatório fere princípios constitucionais caros, como dar benesses a categorias já muito beneficiadas”, disse.

A Medida Provisória segue para análise no Senado Federal.

Informações: novonacamara.com.br

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Receba nossas

novidades por

email!