MP se manifesta favorável à ação de Felipe d’Avila contra a campanha antecipada de Lula

20 de agosto de 2022

D’Avila alega que Lula infringiu a legislação eleitoral em evento realizado em Teresina

O candidato à Presidência da República pelo NOVO, Felipe d’ Ávila, entrou com uma representação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta-feira (5/8) contra o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, por propaganda eleitoral antecipada. A ação recebeu parecer favorável do Ministério Público Eleitoral.

A irregularidade teria ocorrido em agenda realizada na última quarta-feira (3/8), em Teresina (PI). D’avila afirma que Lula praticou “ato flagrantemente atentatório à legislação eleitoral ao pedir, expressa e explicitamente, votos em período vedado”

Segundo ação, além de Lula pedir votos para si, o petista também pediu votos em favor de seus aliados que concorrem na região.  

“Eu queria pedir para vocês, cada mulher ou cada homem do Piauí que tem disposição de votar em mim, que tem disposição de votar no Wellington, eu queria pedir para vocês que no dia 2 de outubro vote em mim, vote no Wellington, mas primeiro vote no Rafael, porque ele vai cuidar do povo do Piauí”, disse o petista durante o evento.

D’Avila solicita pagamento da multa em seu patamar máximo de R$ 25 mil, conforme a legistação especifica. 

“Processei o Lula por campanha eleitoral antecipada na Justiça. Agora, o MP se pronunciou a favor do mérito de nossa ação”. É preciso jogar limpo e respeitar a Lei”, declarou d’Avila.

Foto: Silvia Zamboni/Valor

Receba nossas

novidades por

email!