Minas diminui criminalidade com 16 mil operações policiais a mais no trimestre

30 de abril de 2019

As polícias Militar e Civil realizaram cerca de 16 mil operações policiais a mais no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O estado teve no trimestre o menor número de ocorrências de homicídios nos últimos oito anos e o menor número de roubos no trimestre nos últimos sete anos.

 

 

Batidas policiais, blitzes nas ruas das cidades e rodovias, incursões em aglomerados, cumprimentos de mandatos de prisão e de busca e apreensão, foram medidas que reduziram a criminalidade, aumentando a sensação da segurança da população de Minas Gerais.

 

Atividades deflagradas, principalmente, em zonas quentes de criminalidade por meio de revistas, são as principais atividades em aumento neste ano. “As batidas têm grande efeito na apreensão de armas de fogo e são realizadas em áreas onde há comprovação numérica da ocorrência de mais crimes, as chamadas zonas quentes de criminalidade”, explica o porta-voz da Policia Militar de Minas Gerais, major Flávio Santiago.

 

O número de roubos em Minas Gerais caiu 32% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 7.110 registros a menos nos três primeiros meses de 2019.

 

79,3% do total de municípios mineiros não registraram roubos ou tiveram melhoras em seus índices comparando os primeiros três meses de 2018 com 2019. Entre os destaques com melhores resultados no trimestre estão Belo Horizonte (-2.572 registros), Contagem (-738 registros) e Montes Claros (-421 registros).

 

Na avaliação geral, dos 12 crimes monitorados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio do Observatório de Segurança Pública Cidadã, 11 apresentaram queda no primeiro trimestre do ano. Lesão Corporal é a exceção, com crescimento de 0,3%. O número de vítimas de homicídio também diminuiu 16,2%, passando de 860 vítimas para 721 nos três primeiros meses deste ano.

 

Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo estado, Minas reduziu os índices de criminalidade devido ao trabalho integrado das polícias militar e civil e à união de forças entre os governos federal e estadual na segurança pública. Aos poucos e com trabalho eficaz, Minas voltará a ser um estado seguro, com mais investimentos, geração de renda e empregos.

 

 

Consulta: SIDS  /Agência Minas / portal www.mg.gov.br

Imagens: PMMG/Divulgação e Gil Leonardi/Imprensa MG

Receba nossas

novidades por

email!