Janaina Lima sai em defesa do projeto Mais Creche no Blog do Estadão

10 de dezembro de 2019

A Câmara dos Vereadores aprovou no dia 11, o projeto enviado pela Prefeitura “Mais Creche”, que garante vagas em escolas privadas e promete custear cerca de 20 mil crianças de 0 a 3 anos.

 

Cada criança do Mais Creche custará até R$ 727 por mês para a Prefeitura. Segundo o secretário de Educação, Bruno Caetano, o valor é “nem um centavo a mais” do que a administração gasta por aluno em creche pública na capital. A própria Prefeitura irá pagar e escolher a escola que o aluno será encaminhado

 

A vereadora do NOVO em São Paulo Janaína Lima, já havia protocolado o Projeto de Lei 379/2019 com o mesmo propósito. A proposta, porém, era mais abrangente e dava mais liberdade aos responsáveis, que poderiam escolher a creche. Da mesma forma que o projeto da vereadora, a escola parceira terá de oferecer ensino em tempo integral, material gratuito, alimentação, uniformes, ensino inclusivo e obedecer a quantidade de aluno por sala prevista pela Secretaria de Educação.

 

Sob o título “Inconstitucional é ter criança fora da escola”, Janaína respondeu, por meio do artigo escrito para o Blog do Estadão, às críticas dos movimentos sociais e de educadores que, usando a Constituição como escudo, acusam o programa de ser uma forma de privatizar a educação infantil pública.

 

“Quando pensamos em educação dos zero aos três não temos como medir desempenho, mas sabemos que, apenas em São Paulo, ainda são mais de 75 mil crianças fora das creches em 2019. Isso significa que, além de não terem estímulos e cuidados profissionais na fase de maior desenvolvimento cognitivo, impedem que mães e pais voltem ao mercado de trabalho”.

 

Confira o artigo completo de Janaína Lima.

 
 

Foto: Veja / divulgação

 

Receba nossas

novidades por

email!