Janaína Lima e Cris Monteiro se unem e criam a Frente Parlamentar Contra a Fome, aprovada por unanimidade na Câmara de São Paulo

16 de abril de 2021

A Câmara de São Paulo aprovou por unanimidade o Projeto de Resolução 9/2021, que institui a criação da Frente Parlamentar Contra a Fome, proposto por Janaína Lima e com apoio e coautoria da Cris Monteiro, vereadoras do NOVO na capital paulista.

A frente parlamentar despertou o interesse dos vereadores da Câmara e todos solicitaram a coautoria do projeto. Logo após a deliberação do PR, o presidente do Legislativo paulistano promulgou a proposta.

No Brasil, 116,8 milhões de pessoas não têm acesso pleno e permanente a alimentos. Desses, 43,4 milhões (20,5% da população) não contam com alimentos em quantidade suficiente (insegurança alimentar moderada ou grave) e 19,1 milhões (9% da população) estão passando fome (insegurança alimentar grave), segundo Dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia, pesquisa realizada pela Rede PENSSAN – Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, com apoio da ActionAid Brasil, Fundação Friedrich Ebert Brasil, Instituto Ibirapitanga e Oxfam Brasil, abril 2021.

O objetivo da iniciativa é debater e elaborar planos de ação para garantir alimentação adequada aos munícipes da capital paulista, além de estudar propostas para combater o desperdício de alimentos.

A Frente Parlamentar também irá realizar seminários, debates, fóruns e audiências sobre o tema. Também serão realizados estudos para apresentar soluções ao Executivo municipal e acompanhamento nutricional de crianças em escolas e creches da capital.

“Foi uma vitória muito especial, significa um marco de união na Câmara Municipal de São Paulo. A fome ainda é hoje um dos maiores flagelos da humanidade e a pandemia do novo coronavírus expôs ainda mais a sua gravidade. Na cidade de São Paulo, a maior da América Latina, milhares de pessoas não tem o que comer. Para reforçar todos os esforços de mudança nesse cenário, estamos lançando agora a Frente Parlamentar Contra a Fome na cidade de São Paulo. Esta Frente irá trabalhar firme na realização de estudos, criar um plano de ação para garantir alimentação adequada para todos os cidadãos paulistanos e reduzir o desperdício de alimentos”, resumiu a vereadora Janaína Lima (NOVO).

A vereadora Cris Monteiro (NOVO) declarou que “a união da sociedade civil é o que de fato transforma. Quando a sociedade civil se junta com as políticas públicas, não tem como a gente errar”, também esperando que esse seja um primeiro passo rumo à solução plena da fome na cidade e no país.

#NOVOnaPrática

Foto: arquivo pessoal / divulgação

Receba nossas

novidades por

email!