GIUSEPPE RIESGO PROPÕE TIRAR IMPOSTO COBRADO DE DOAÇÕES PARA COMBATER O CORONAVÍRUS

24 de junho de 2020

O deputado estadual do NOVO no RS, Giuseppe Riesgo, protocolou um projeto de lei para isentar de imposto as doações nas iniciativas voltadas para o combate ao coronavírus. O objetivo da proposta é tirar a incidência do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), de doações a hospitais ou até mesmo instituições privadas que mantenham hospitais de campanha. A alíquota do tributo varia de 3% a 6%.

A proposta é que a isenção dure todo o ano de 2020. Para Giuseppe Riesgo, não há sentido no tributo e que inibe novos auxílios e reforça que a pandemia tem gerado atitudes da sociedade, o que precisa ser estimulado.

– Atualmente, em grande parte das transmissão de bens, incide o ITCD, deixando a prática onerosa. Com o projeto, queremos aumentar o alcance do auxílio das doações por todo o Estado – pontua.


A filantropia deve ser incentivada, e não desestimulada com tributação e excesso de burocracia. O NOVO apoia as iniciativas de todos os cidadãos e instituições que arrecadam recursos para ajudar pessoas, principalmente durante a crise que estamos enfrentando.

#NOVOnaPrática

Foto: Correio do Povo

Receba nossas

novidades por

email!