Bolsonaro se elegeu com a promessa de fortalecer a luta anticorrupção

4 de fevereiro de 2021

Bolsonaro se elegeu com a promessa de fortalecer a luta anticorrupção.

Dois anos de governo mostram que era apenas uma promessa. Relembre.

▶️ Desfiguração do Pacote Anticrime

Ao vetar 25 itens do texto e sancionar dispositivos incluídos pelo Congresso, como o Juiz de Garantias, o governo simplesmente desfigurou o Pacote Anticrime como proposto pelo ex-ministro Sergio Moro, que efetivamente fortalecia a luta contra a corrupção.

‘Sancionei tranquilo do que fiz, sem problema nenhum’ – Jair Bolsonaro, 02/01/2020

▶️ Enfraquecimento da Lei de Ficha Limpa

O ministro indicado por Bolsonaro, Kássio Nunes, derrubou um trecho da Lei de Ficha Suja, reduzindo o tempo que uma pessoa condenada permanece inelegível. Bolsonaro apoiou a medida.

“Quem erra, tem que pagar, mas não pode pagar ad aeternum.”
Jair Bolsonaro, 21/12/2020

▶️ Interferências na PF

Após a saída do ex-ministro Sergio Moro, o presidente tentou colocar Alexandre Ramagem, próximo da família, no comando da PF, que está investigando um de seus filhos.

Superintendências regionais e cargos de chefia em todo o Brasil foram trocados, com ênfase no Rio de Janeiro.

▶️ Interferências na Abin

Após ser barrada pelo Supremo, a indicação de Ramagem para a PF deu lugar à sua indicação para a diretoria geral da Abin, a Agência Brasileira de Inteligência.

Sob o comando de Alexandre Ramagem, o órgão teria produzido relatórios para auxiliar um dos filhos de Bolsonaro nos processos que responde.

▶️ Dissolução da Lava Jato

O Procurador Geral da República indicado pelo Presidente, Augusto Aras, dissolveu a força tarefa da Lava Jato no Paraná. Na prática, é o fim da maior operação de combate à corrupção da história.

“Eu acabei com a Lava Jato porque não tem mais corrupção no governo.” – Jair Bolsonaro,
07/10/2020

▶️ Apoio a Arthur Lira

O Governo apoiou a candidatura de Arthur Lira, condenado em segunda instância e réu em processos de corrupção e lavagem de dinheiro, para a presidência da Câmara dos Deputados.

▶️ Combate à corrupção não é prioridade

Entre as 35 prioridades apresentadas pelo governo ao Congresso, não há sequer um projeto relacionado ao combate à corrupção, como a prisão em 2ª instância e fim do foro privilegiado.

Dois anos após a eleição do presidente da Republica – com promessa de combate implacável à corrupção – a operação Lava Jato é encerrada na mesma semana em que o governo se alia ao Centrão, a quem atacou em campanha.

Conte com o NOVO para defender um Brasil sem corrupção. O NOVO conta com você.

Receba nossas

novidades por

email!