Estudos do NOVO mostram as diferenças entre setor público e privado no Brasil

11 de dezembro de 2019

A equipe da Bancada do NOVO fez uma série de estudos que aborda as diferenças entre setor público e privado no Brasil, no que diz respeito a jornadas de trabalho, feriados e recessos e salários.

 

Estudo 1 – Diferenças entre Setor Público e Privado: Jornadas de Trabalho, Feriados e Recessos

 

Foram consideradas nesta análise as jornadas regulamentares e o calendário anual de trabalho das principais carreiras do setor público no Brasil. A ideia foi quantificar o tempo efetivo de trabalho e comparar com a realidade observada no setor privado. O calendário anual de trabalho é afetado pela ocorrência de feriados e pontos facultativos (muitos deles exclusivos de determinadas carreiras), de recessos, de extensões de feriado (dispensa de ponto nos chamados “imprensados”) e de férias.

Acesse o estudo 1 completo

 

Estudo 2 – Diferenças entre Setor Público e Privado: Salários e reajustes salariais

Neste estudo da série que aborda diferenças entre o setor público e privado no Brasil, tratamos das diferenças salariais. Diversos estudos buscam quantificar essas diferenças, com resultados que variam conforme a metodologia adotada. Fazemos aqui algumas considerações em relação publicações recentes do Banco Mundial e propomos uma abordagem própria, utilizando dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2018, controlando por diversas características dos trabalhadores. Abordamos também a evolução média dos salários entre 2008 e 2018, impactada, no caso do serviço público, por inúmeros pacotes de reajustes.

Acesse o estudo 2 completo

 

A atuação dos mandatários do NOVO será sempre voltada para medidas que cortem privilégios e diminua o tamanho da máquina pública, colocando o cidadão que paga os impostos em primeiro lugar.

 

Receba nossas

novidades por

email!