Marcel van Hattem palestra sobre separar o público do privado como chave de combate à corrupção

29 de junho de 2020

O deputado federal do NOVO Marcel van Hattem (RS) participou de ciclo de palestras na última quinta-feira (18) na Acton University, evento online promovido pelo Instituto Acton, dos Estados Unidos.

Na palestra “Corrupção e Desenvolvimento Econômico”, toda em inglês, vam Hattem destacou que os estudos sobre os desvios de dinheiro público são relativamente recentes. Segundo ele, pouco se estudava sobre o assunto antes da Constituição de 1988. A criação de organismos como a Transparência Internacional e de levantamentos como o Índice de Percepção da Corrupção ajudaram a tornar o assunto mais presente no dia a dia dos cidadãos.

Mas para que haja essa percepção, destaca o deputado, é preciso que haja uma separação clara entre o que é público e o que é privado. “São muitos países ao redor do mundo, cada um com uma cultura diferente, cada um com suas instituições diferentes. Em muitos desses países essa separação do público e do privado é meio turva, meio bagunçada. Em alguns casos não dá nem para ver essa separação. A Coreia do Norte é um exemplo extremo dessa falta de separação. É um estado totalitário onde o poder do presidente é hereditário, passa do pai para o filho e desse para o filho e assim por diante. Ao mesmo tempo, esse presidente tem total controle sobre as vidas das pessoas”, disse.”

Leia ou ouça todo o conteúdo acessando o artigo da Gazeta do Povo

Receba nossas

novidades por

email!