CONVENÇÃO REALIZADA | 31/08/2019

No dia 31 de agosto ocorreu a Convenção Nacional do NOVO, conforme prevê o estatuto, para a eleição da chapa que estará à frente do diretório nacional do NOVO pelos próximos quatro anos.

Estiveram presentes à Convenção, 34 dos 44 membros votantes.

A chapa única apresentada foi aprovada por unanimidade com a seguinte composição:

João Dionisio Filgueira Barreto Amoedo – Presidente

Ricardo Coelho Taboaço – Vice-presidente

Moises Dos Santos Jardim – Secretário de finanças

Maria Cristina Teixeira Mendes Parizotto – Secretário de Assuntos institucionais e legais

Guilherme Nardino Enck – Secretário Administrativo

Eduardo Rodrigo Fernandes Ribeiro – Secretário Adjunto

Patricia Barbosa Vianna – Secretário Adjunto

 

A chapa assumirá no dia 16/09/19

EDITAL ELEIÇÃO DIRETÓRIO NACIONAL (JÁ REALIZADO)

 

A inscrição neste processo é voluntária.

Os aprovados serão encaminhados para validação na Convenção Nacional, com a devida confirmação e posse, de acordo com o previsto nos art. 35, I do Estatuto do NOVO.

Este processo de seleção é exclusivo para postulantes a membro do Diretório Nacional do NOVO, para a devida renovação da composição do órgão partidário, com base na Resolução 28/2019.

 

 

ACESSO AO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO NO FINAL DO EDITAL.

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO – MEMBROS DO DIRETÓRIO NACIONAL

São elegíveis para integrar as chapas que concorrerão aos cargos do Diretório Nacional, os filiados que tenham ilibada reputação, aptidão para a gestão, capacitação funcional e reconhecida identidade com os objetivos e princípios do NOVO. Esses filiados deverão atender aos seguintes requisitos:

 

I – Estar filiado ao NOVO por, no mínimo, 18 meses, contados até a data da inscrição da chapa;

II – Não estar em atraso com a contribuição financeira prevista no estatuto por mais de 45 (quarenta e cinco) dias na data da inscrição (art. 12, §1 do estatuto);

III – Ter disponibilidade de tempo para atender às atividades inerentes ao Diretório Nacional previstas no Estatuto do Partido e demais normas existentes;

IV – Ter participação prévia ativa em eventos e campanhas realizadas pelo NOVO defendendo e seguindo os valores, princípios e governança do Partido bem como respeitando as normas internas, os procedimentos existentes e as instâncias Partidárias;

V – Ter situação profissional estável que lhe permita conciliar a sua profissão com o trabalho voluntário no Diretório Nacional e com as atividades do NOVO,

VI – Obter carta de recomendação para a sua candidatura de, no mínimo, 15% do total dos membros da Convenção Nacional;

VII – Assinar o termo de compromisso que estará disponível na ficha de inscrição no site do partido: www.novo.org.br

 

 

Os postulantes ao cargo de Presidente do Diretório Nacional, além dos requisitos supra citados deverão ainda:

I – Ser ou ter sido membro de algum Diretório do NOVO por, no mínimo, 12 meses, ininterruptos ou não, até a data da inscrição e,

II – Ter disponibilidade de dedicação ao trabalho no Diretório Nacional de, no mínimo, 40 horas semanais;

 

 

 

Observação importante – Caso se constate, a qualquer tempo, a falsidade das informações de qualquer um dos itens previstos acima, o inscrito será considerado inidôneo e terá a sua inscrição cancelada. Caso já tenha ocorrido a posse esta será considerada nula de pleno direito e o nome do próximo mais votado na convenção será encaminhado ao órgão partidário competente para seguir o procedimento de avaliação, substituição e posse.

Uma vez preenchidos os requisitos acima, os pré-candidatos deverão proceder sua inscrição por meio digital, no endereço oficial, preenchendo o formulário e respondendo às perguntas abaixo:

1.Nome Completo.

2.Número de Filiado.

3.Cidade de residência:

4.Data de nascimento (DD/MM/AAAA).

5.Telefone com DDD.

6.E-mail.

7.Escolaridade.

8.Ocupação atual.

9.Histórico Profissional.

10.Qual cargo você deseja concorrer?

11.Você foi ou é membro de algum diretório do NOVO ?

12.Se sim, Qual e há quanto tempo?

13.Como pretende conciliar as atividades partidárias com suas atividades profissionais ?

14.Disponibilidade de tempo para dedicação ao NOVO como membro do Diretório.

15.Nome dos movimentos Sociais/Políticos dos quais participa ou participou.

16.Participação em Ongs ou Instituições de Caridade/Beneficentes.

17.Atividades realizadas para o NOVO.

18.Habilidades de gestão que trarão contribuições no exercício da função.

19.Breve relato dos motivos que o levaram a participar desse processo.

20.Cite quais são suas características pessoais que podem ser determinantes para um bom desempenho no Diretório Nacional.

21.Cite quais são os 3 primeiros pontos positivos do NOVO e 3 principais desafios do Partido.

22.Declaração de concordância com os termos do edital de seleção:

  • Declaro ter lido o edital de seleção dos candidatos do NOVO e que cumpro os requisitos necessários para participação no processo.
  • Declaro estar adimplente com as minhas contribuições como filiado.
  • Declaro não ser mandatário do NOVO nem ter parentesco em primeiro grau ou ser cônjuge de mandatários ou candidatos do NOVO.
  • Declaro não ter sido candidato, mandatário ou dirigente em outro partido nos últimos 5 (cinco) anos.
  • Declaro, para os devidos fins, que não respondo a nenhum processo judicial ou administrativo e que não possuo condenação judicial que impossibilite a minha filiação. Declaro, outrossim, que estou ciente de todos os ordenamentos jurídicos e internos do Partido Novo, bem como todas as normas aplicáveis.
  • Declaro estar ciente da impossibilidade em utilizar os recursos provenientes do Fundo Partidário ou outros recursos públicos, bem como me comprometo a não permitir o seu uso, salvo os casos obrigatórios por lei.
  • Por fim declaro, que seguirei todas as normas previstas no Estatuto do NOVO, resoluções e outros documentos pertinentes, para a preservação dos princípios e valores que tornam o partido uma instituição diferenciada no cenário político nacional.

23.Desejo dar publicidade do meu nome, caso aprovado, para outros participantes aprovados no processo

 

Observação importante II – Caso as informações estejam incorretas ou incompletas, a inscrição será automaticamente indeferida. Desta decisão não caberá recurso.

 

As 7 (sete) cartas de recomendação dos Presidentes ou Vice Presidentes de Diretórios Estaduais poderão ser digitadas pelo autor e enviadas por e-mail ao postulante que a encaminhará ao Comitê. Ao final da página disponibilizamos um *modelo de carta que poderá ser utilizada.

COMUNICAÇÃO

  • Toda comunicação do NOVO com os inscritos neste processo será realizada por meio do envio de mensagens eletrônicas para o endereço fornecido no formulário de inscrição. 

DATAS E PRAZOS PARA INSCRIÇÃO

12/07 – Início das inscrições para postulantes a cargos no Diretório Nacional

29/07 – Término das inscrições para postulantes a cargos no Diretório Nacional

19/08 – Data limite para registro das chapas

23/08 – Publicação das chapas pelo DN

31/08 – Convenção Nacional – eleição das chapas.

AVALIAÇÕES E ENTREVISTAS

Para postular a candidatura, o interessado deverá entrar no site do partido www.novo.org.br, na área destinada ao pedido de inscrição para membro do Diretório Nacional, onde preencherá o formulário disponível anexando os documentos obrigatórios nos termos do Estatuto e desta resolução, dentre eles, as cartas de recomendação.

Os candidatos formularão requerimento de registro individual e, após encerrada esta fase, aqueles que tiverem seus registros deferidos poderão formar suas chapas.

As candidaturas que não cumprirem os requisitos acima citados, forem intempestivas ou tiverem sido formuladas de forma incompleta, serão indeferidas.

Da decisão que indeferir o requerimento de candidatura não caberá recurso.

Os candidatos que tiverem os seus requerimentos deferidos passarão para a fase das entrevistas.

As entrevistas não são eliminatórias, são uma etapa auxiliar ao processo eleitoral da Convenção Nacional que é soberana.

As entrevistas serão realizadas por empresa de primeira linha e reconhecidamente especializada em recrutamento e seleção de pessoal, contratada pelo Diretório Nacional para a avaliação do perfil dos postulantes.

A empresa acima referida encaminhará ao Diretório Nacional o resultado das entrevistas apontando classificação opinativa nos seguintes termos:

I – Candidato recomendado;

II – Candidato neutro;

III – Candidato não recomendado.

Os membros do Diretório Nacional em exercício que concorrem para a reeleição, seja recondução ou para outro cargo, serão considerados neutros e deverão apresentar requerimento com todos os requisitos exigidos, exceto a entrevista, da qual estão dispensados. 

Ao receber os resultados, o Diretório Nacional em exercício elaborará a lista com os nomes dos postulantes e as respectivas classificações.

Os documentos anexados no e-mail, a ficha de inscrição e a lista de classificação, serão encaminhados para os membros da Convenção, com direito a voto, que deverão tomar conhecimento e guardar sob sigilo as informações recebidas.

DA FORMAÇÃO DAS CHAPAS E DOS PRAZOS.

Finda a fase de entrevistas, será encaminhada a lista de classificação aos aprovados, para que, entre si, formem e apresentem as chapas a serem votadas na Convenção Nacional destinada para este fim.

O requerimento para registro de chapas deverá ser formulado pelo respectivo postulante ao cargo de presidente do partido e encaminhado por email para o Diretório Nacional (diretorio.nacional@novo.org.br), até o dia 19/08/2019, constando o nome de todos os integrantes da chapa, e o cargo que pretendem ocupar.

Só serão consideradas válidas as chapas formadas por candidatos que tiverem seus registros individuais deferidos por meio do procedimento regulado nos títulos anteriores deste edital.

O Diretório Nacional publicará no site do partido as chapas que estarão aptas a concorrerem, até 8 dias antes da Convenção Nacional.

As chapas deverão conter, no mínimo, 5 (cinco) e no máximo, 8 (oito) membros.

As chapas deverão conter, no mínimo, 40% de pessoas que são, ou foram membros de Diretórios do NOVO por, no mínimo, 6 meses ininterruptos, ou não.

 

Apresentamos na lista abaixo a única chapa inscrita no processo:

  • João Dionisio Filgueira Barreto Amoedo – Presidente – candidato neutro (reeleição)
  • Ricardo Coelho Taboaço – Vice-presidente – candidato neutro (reeleição)
  • Moises Dos Santos Jardim – Secretário de finanças – candidato neutro (reeleição)
  • Maria Cristina Teixeira Mendes Parizotto – Secretário de Assuntos institucionais e legais – candidato recomendado
  • Guilherme Nardino Enck – Secretário Administrativo – candidato recomendado
  • Eduardo Rodrio Fernandes Ribeiro – Secretário Adjunto – candidato recomendado
  • Patricia Barbosa Vianna – Secretário Adjunto – candidato neutro (reeleição)

 

A lista conta com os membros, cargos e classificações após avaliação da empresa terceirizada contratada.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Será considerada vencedora a chapa que obtiver a maioria dos votos na Convenção Nacional.

Ocorrendo a hipótese de empate entre duas ou mais chapas, haverá nova votação, na mesma Convenção, apenas com o nome das empatadas para desempate.

Carta de Recomendação:

 

 

 

Eu, ( nome completo). Ocupante do cargo de Presidente ( Vice-Presidente) do Diretório Xxxx do Partido NOVO, com
Voto na Convenção Nacional do Partido, RECOMENDO a candidatura de Xxxxxx para membro do Diretório Nacional para o mandato que se iniciará em 2019 até 2023.

Atenciosamente.

Data

Nome/Assinatura ( do autor da carta).