Dúvidas

Dúvidas gerais

Qual objetivo do NOVO?

O NOVO tem como principal objetivo melhorar de forma duradoura a qualidade de vida do maior número de pessoas o mais rápido possível.

Quais são as propostas do NOVO?

Você pode ver os posicionamentos do NOVO no site https://novo.org.br/novo/posicionamentos/. Sugerimos também que acompanhe as redes sociais do NOVO e dos nossos eleitos para conhecer as nossas ideias e ações pelo Brasil.

Para onde vão os recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral que o NOVO não utiliza?

A legislação atual não permite a devolução do Fundo Partidário para o Tesouro. O NOVO já apresentou projetos na Câmara para alterar esta lei, porém, apenas um deles foi votado e, infelizmente, rejeitado pela maioria. Os outros projetos aguardam votação no Congresso. O NOVO também entrou com ações no TSE, que foram negadas. Um destes processos ainda aguarda julgamento. Enquanto isso, os recursos estão aplicados na conta bancária do partido.

O Fundo Eleitoral pode ser recusado, e estes recursos retornam para o Tesouro Nacional. O NOVO rejeitou o Fundo Eleitoral em 2018, 2020 e 2022. Mais de R$124 milhões já foram devolvidos pelo partido aos cofres públicos.

Como posso participar?

Veja aqui como ajudar o NOVO a crescer ainda mais.

Como garantir que o NOVO será fiel a seus princípios e valores?

O Estatuto do NOVO prevê órgãos de controle e a separação entre gestão partidária e atuação parlamentar.

No entanto, caberá sempre aos filiados e apoiadores, cientes de suas responsabilidades como cidadãos, assumirem esse papel de fiscalizar o partido e penalizá-lo se houver algum desvio.

Como participar do diretório local?

Entre em contato por email com o diretório da sua cidade ou estado clicando aqui.

Como posso estruturar um diretório do NOVO em minha cidade?

Entre em contato com o diretório do seu estado aqui.

Como entrar em contato com os eleitos do NOVO?

Na página “Nossos eleitos" você pode verificar os contato dos gabinetes dos mandatários.

Quem são os aprovados no Processo Seletivo do NOVO para as próximas eleições?

Para conhecer os nossos pré-candidatos aprovados para as eleições 2022, acompanhe as redes sociais do NOVO e dos diretórios estaduais.

Em breve, lançaremos um site para consulta dos pré-candidatos.

Filiação

Como faço para me filiar?

Se filiar ao NOVO é bem fácil e 100% online. Acesse o site https://novo.org.br/filiacao/ e siga o passo a passo.

Porque o NOVO cobra para se filiar?

O NOVO não usa dinheiro público para sua manutenção ou campanhas políticas. O NOVO acredita que os partidos e as campanhas devem ser financiadas, voluntariamente, por aqueles que acreditam nos partidos e nos candidatos que desejam apoiar. O dinheiro dos impostos dos brasileiros deve ir para serviços essenciais, como educação, segurança e saúde.

Quais são as vantagens de ser um filiado?

Ao se filiar ao NOVO você ajuda na construção de um NOVO Brasil. Veja os direitos e deveres do filiado nos artigos 11, 12 e 13 do Estatuto do NOVO

Como faço para trocar os dados do meu cartão que expirou?

Para cadastrar um cartão, você deve seguir os seguintes passos:


– Acessar o Espaço NOVO: https://novo.org.br/espaconovo/ com e-mail e senha;


– Entrar no menu “Meus Cartões” e clicar em: “NOVO CARTÃO”;


– Inserir as informações do novo cartão;


– Clicar em “Salvar”.


Lembrando que, o cartão de crédito deve estar em seu nome. Pelas normas do TSE não podemos receber doações ou contribuições em cartões de terceiros (mãe, pai, esposa, filhos e outro) ou de pessoa jurídica.

Quero confirmar o pagamento da Filiação

Para verificar o status de sua filiação, baixar recibos de doação e alterar dados cadastrais, acesse novo.org.br/espaconovo. No menu “Financeiro” você tem acesso a todos os pagamentos realizados.

Como faço para pagar a filiação? Quais as formas de pagamento?

A filiação pode ser paga via boleto bancário ou cartão de crédito. As bandeiras de cartões aceitas pelo NOVO são: Visa, Mastercard, ELO, Diners, Amex e Hipercard.

Moro no exterior e quero me filiar. Como fazer?

Residentes no exterior podem se filiar ao NOVO, desde que tenham um cartão de crédito emitido no Brasil.

Já sou filiado a outro partido e quero me filiar ao NOVO. Como fazer?

Pela justiça eleitoral, ao filiar-se em outro partido, a antiga filiação é automaticamente cancelada. De qualquer forma, aconselhamos que entre em contato com o antigo partido para informar sua decisão. Assim, evita-se a ocorrência de dupla filiação.

Fiz o pagamento da filiação mas ainda aparece minha filiação como pendente. Em quanto tempo serei aprovado?

Após o pagamento da contribuição escolhida, aguarde cinco dias para análise do seu pedido. Após este período, você receberá uma confirmação e sua comprovação de que é um filiado do NOVO. 

Até lá, acompanhe o status do seu pedido através do seu Espaço NOVO.

Mais informações envie e-mail para: [email protected].

Como participar depois que me filiar?

Você pode participar de várias formas. Divulgando o NOVO através das redes sociais, acompanhando os eventos que ocorrem na sua cidade (novo.org.br/agenda) e ajudando a aumentar o grupo de pessoas filiadas ao NOVO em sua região. Se na sua cidade houver um Núcleo ativo, entre em contato e veja como participar. (novo.org.br/diretorios).

Consultei o site do TSE mas ainda não consta meu nome como filiado do NOVO

Esclarecemos que, conforme legislação eleitoral, a filiação é ato privado entre partidos e eleitores, sem interferência ou exigência de validação pela Justiça eleitoral. Assim, o quadro de filiados dos partidos é considerado informação pública e por isso os mesmos devem atualizar suas informações, por sistema próprio, duas vezes no ano. Dessa forma, tal informação estará disponível para consulta pública no próximo mês de abril ou outubro.

Como faço para me desfiliar?

Para solicitar a sua desfiliação acesse o Espaço NOVO (novo.org.br/espaconovo) e selecione a opção “Desfiliar”. O processo é automático e você receberá a confirmação da desfiliação por e-mail, bem como cobranças futuras serão imediatamente suspensas.

Já fui filiado ao NOVO mas pedi a desfiliação. Agora gostaria de voltar a ser filiado. Como faço?

Entre no Espaço NOVO e selecione o botão REFILIAÇÃO do lado esquerdo da tela.

Posso pagar a filiação com um cartão de crédito de outra pessoa?

Não. A contribuição do filiado deve ser paga exclusivamente com um cartão de sua titularidade ou por boleto bancário.

Como faço para gerar uma nova fatura para pagar minha filiação?

Para verificar cobranças em aberto, conferir seu extrato e fazer o pagamento da sua contribuição, acesse o Espaço NOVO (novo.org.br/espaconovo) e selecione o menu “Financeiro”. É possível pagar no boleto ou cartão de crédito. (Não esqueça de adicionar um cartão de crédito válido antes no menu “Meus Cartões”).

Doação

Em alguns casos pode ser um problema temporário. Se o problema persistir, envie um e-mail para [email protected]

Como faço uma doação?

Clique aqui para fazer doações avulsas ou recorrentes: https://novo.org.br/doe/. É possível realizar a doação por boleto bancário ou cartão de crédito. Se já possui acesso ao Espaço NOVO, faça o login e clique em “Doar” no menu.

Qual a diferença entre doação e contribuição mensal?

A doação pode ser realizada a qualquer momento, por filiados ou não-filiados ao NOVO. Já á contribuição mensal é condição obrigatória para a filiação.

Estas doações são dedutíveis do Imposto de Renda?

Não, as doações para partidos não são dedutíveis.

Preciso declarar minha doação ao NOVO no meu Imposto de Renda?

Sim, as doações devem ser declaradas no campo especifico “doações a partidos políticos” de acordo com o recibo de doação.

O NOVO vai emitir um recibo da doação?

Para conferir todos os recibos das suas doações, contribuições de filiado, etc, acesse o Espaço NOVO (novo.org.br/espaconovo) e selecione o menu “Meu Extrato”. Você também pode fazer o download destes recibos!

Qual a diferença entre doação mensal e taxa de filiação?

A doação mensal é uma contribuição que você pode fazer ao NOVO através do endereço: novo.org.br/doe. Doações não te fazem um filiado do NOVO. Já o pagamento da taxa do filiado é condição necessária para se filiar. Acesse novo.org.br/filie, para se filiar.

Como será usado o dinheiro da minha doação?

Ela é usada para as despesas ordinárias do partido, uma vez que não usamos o fundo partidário para nosso sustento. Veja a prestação de contas acessando nosso site novo.org.br.

Como faço para cancelar uma doação recorrente?

Acesse o menu “Minhas assinaturas” no seu Espaço NOVO (novo.org.br/espaconovo) e clique em “Suspender/Pausar”.

Posso pagar a doação com um cartão pessoa jurídica?

Não é permitido realizar doações via pessoa jurídica.

Quanto posso doar?

Qualquer valor que desejar, desde que respeitadas a proibição de recebimento de recursos de Pessoa Jurídica e o limite de doação para pessoa física (10% da renda do ano anterior).

Quais as formas de pagamento?

O NOVO aceita contribuições no boleto ou cartão de crédito. As bandeiras de cartão que aceitamos são: Visa, Mastercard, Diners e Hipercard.

Receba nossas

novidades por

email!