Com quatro emendas de Pedro Duarte, Projeto Reviver Centro é aprovado na Câmara Municipal do Rio

23 de junho de 2021

A primeira metade do Projeto Reviver Centro, um plano apresentado pela Prefeitura do Rio de Janeiro para atrair novos moradores e estimular a recuperação urbanística, social e econômica da região, foi aprovado na Câmara Municipal do Rio por 36 votos favoráveis na noite da última terça-feira, 22. O projeto busca recuperar a vitalidade do Centro do Rio por meio de incentivos ao uso residencial e misto, com habitação, comércio e serviços, por meio da transformação de uso de imóveis vazios ou subutilizados para moradias.

O projeto contará com benefícios fiscais, flexibilização de normas de construção, programas de aluguel social e investimentos diretos na recuperação do espaço público.

O vereador do NOVO no Rio de Janeiro Pedro Duarte, encaminhou 14 emendas visando melhorar o projeto e garantir que sua implementação respeite os desejos de moradores e empreendedores da região. 4 emendas foram aprovadas, e elas garantem maior destinação dos recursos arrecadas para o Centro e desburocratiza a operação interligada.

“O Centro do Rio de Janeiro está em declínio e hoje aprovamos um projeto que irá alterar essa rota pessimista para uma de desburocratização, crescimento econômico e novas ofertas de moradia. O Centro sempre foi considerado um polo econômico e cultural. O Reviver Centro vai permitir que ele retome seu protagonismo natural.” comemora o vereador Pedro Duarte.

Pedro Duarte também participou da reunião na Sala das Comissões da câmara e defendeu as emendas de transparência ao plano. “A formulação das peças orçamentárias como PPA, LDO e LOA, para mim é um dos papéis mais importantes do vereador. É a hora que nós sentamos com a prefeitura, olhamos o orçamento, determinamos as diretrizes e buscamos mais transparência. A maior parte das minhas emendas foi nesse sentido de deixar o orçamento da cidade mais transparente. Defendi emendas de outros vereadores aqui também, sempre convergente com esse ponto da transparência. Naturalmente, quando a gente vai para o conteúdo, às vezes, a gente diverge. Mas transparência é o mínimo e a gente vai cobrar sempre”, declerou.

Uma próxima reunião será realizada na próxima quarta (23) para discutir as outras 35 emendas que ainda restam para serem debatidas antes da elaboração do parecer para a votação em plenário, que deve acontecer até o final do mês de junho.

Conheça o teor das emendas aprovadas

Informações: gabinete do vereador Pedro Duarte e CMRJ

Foto: acervo / cedida para o Jornal do NOVO

Receba nossas

novidades por

email!