Bancada do NOVO envia requerimento à Presidência da República para detalhar gastos com cartão corporativo

12 de maio de 2020

Bancada do NOVO na Câmara solicitou à Secretaria-Geral da Presidência da República informações quanto às movimentações feitas com cartão corporativo. O pedido visa a atender medidas de transparência e respeito com o dinheiro do pagador de impostos. Segundo informações veiculadas na imprensa, as despesas da Presidência da República do governo de Jair Bolsonaro superam os de seus antecessores, Michel Temer e Dilma Rousseff, com pico de R$ 1,9 milhão apenas em fevereiro deste ano.

 

O requerimento foi assinado pelos oito deputados federais do NOVO, Adriana Ventura (SP), Alexis Fonteyne (SP)   , Gilson Marques (SC), Lucas Gonzalez (MG), Marcel van Hattem (RS), Paulo Ganime (RJ), Tiago Mitraud (MG) e Vinicius Poit (SP). O pedido foi encaminhado ao ministro Jorge Antônio de Oliveira Francisco, Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. A solicitação se refere aos gastos feitos pelo Governo Federal com uso de cartão corporativo entre 2019 e 2020, com o encaminhamento dos extratos e a identificação dos respectivos portadores do CPF responsáveis pelos pagamentos.

 

Ainda de acordo com informações veiculadas na mídia, o governo de Jair Bolsonaro gastou, em média, R$ 709,6 mil por mês, o que representa uma alta de 60% em relação ao governo de Temer e de 3% em comparação com a administração de Rousseff.

 

“Por se tratar do Presidente e este ser o mandatário maior da República, é fundamental que esta informação seja de domínio público, razão pela qual requeiro o seu envio à Câmara dos Deputados”, diz o requerimento.

 

Apesar de o presidente Jair Bolsonaro ter respondido em suas redes sociais que o aumento dos gastos com cartão corporativo são referentes ao resgate de brasileiros em Wuhan, na China, devido a crise do coronavírus, é preciso ter transparência e mostrar à população brasileira documentos que comprovem a destinação desses recursos. O NOVO avalia que não bastam declarações, mas extratos e comprovantes de gastos.

 

A bancada do NOVO na Câmara é pautada por valores como a transparência e o respeito ao dinheiro do pagador de impostos. Isso inclui a redução do custo do Estado e o fim dos privilégios. Os deputados federais do NOVO defendem a adoção de melhores práticas de gestão administrativa e financeira dos recursos públicos, levando-os para áreas mais importantes, como saúde, educação e segurança, onde a população mais necessita.

 

#NOVOnaPrática

 
 

Foto: divulgação / Diário do Poder

Receba nossas

novidades por

email!